Coimbra  5 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Museus do Centro reabrem em “ambiente de festa” e com novas exposições temporárias

4 de Abril 2021 Jornal Campeão: Museus do Centro reabrem em “ambiente de festa” e com novas exposições temporárias

O museu Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, volta a reabrir, já esta segunda-feira, dia 05, com novas exposições temporárias.

Após mais de dois meses de encerramento ao público, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, e o Museu José Malhoa e o Museu da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, reabrem num “ambiente de grande festa”.

Durante o confinamento, as equipas estiveram a trabalhar na melhoria da oferta ao público para uma reabertura que contará com novas exposições temporárias, com visitas interpretadas desenhadas especificamente para esta data e com novas ofertas do serviço educativo.

“Para os museus, para as equipas, para o público, para a cultura, é dia de festa. Como tal, a entrada é gratuita e todos os visitantes recebem uma prenda” salientou a Direcção Regional de Cultura do Centro (DRCC).

No Centro Interpretativo do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, é apresentada a exposição temporária “Gastronomia e Religião” e vai estar disponível uma visita comentada que “dá a conhecer as práticas terapêuticas, os preparados medicinais” e os cuidados com o corpo, a partir da exposição permanente sobre as clarissas daquele mosteiro.

No mesmo dia, é ainda dinamizada uma oficina pedagógica que dará a conhecer alguns dos curativos da época e em que os participantes farão o seu próprio creme hidratante.

O horário será prolongado até às 19h00, permitindo uma visita ao Museu no final do dia de trabalho, ou de aulas.

Os Museus e o Centro Interpretativo do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha reabrem cumprindo todas as normas de segurança. O distanciamento e o uso de máscara são obrigatórios e a desinfeção frequente das mãos recomendada, as entradas estão limitadas de acordo com as indicações da Direcção-Geral de Saúde, pelo que é recomendada a marcação prévia da visita. Os três espaços têm a garantia de segurança atribuída pelo Turismo de Portugal através do selo “Clean & Safe”.