Coimbra  6 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Museu PO.RO.S tem um novo serviço de visitas guiadas online

17 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Museu PO.RO.S tem um novo serviço de visitas guiadas online

O Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó, em Condeixa-a-Nova, iniciou, esta semana, um novo serviço de visitas guiadas em directo para os alunos que se encontram a ter aulas online.

“A pandemia e as suas limitações criam impactos em todas as actividades e a Cultura não é excepção. Para responder à necessidade de continuar a cumprir a sua missão e adaptando-se de forma criativa às circunstâncias de confinamento a que estamos obrigados, o Museu PO.RO.S passou a realizar as habituais visitas de grupos escolares à distância, através dos meios tecnológicos que actualmente permitem, por exemplo, a realização da actividade lectiva não presencial”, anunciou Nuno Mota, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

O edil sublinhou a importância da “componente cultural na formação das crianças e jovens que, não podendo ser desenvolvida de forma presencial, não pode ser excluída das suas rotinas”.

A autarquia informou que o convite de adesão a estas visitas guiadas, transmitidas em directo para as salas de aulas virtuais, já seguiu para a escola, devendo todos os interessados enviar email para grupos@poros.pt.

Segundo Ana Valadas, coordenadora do Museu PO.RO.S, “a visita deverá ter a duração máxima de uma hora, é gratuita e limitada” à capacidade de resposta da instituição. “O nosso objectivo é o de levar aos alunos, na medida do que nos é possível, a história do nosso território, a memória dos nossos antepassados e a sensibilidade para a salvaguarda do nosso património histórico e cultural. Sugerimos ainda a consulta das nossas redes sociais onde publicamos diversas actividades que desejamos que sejam úteis para todos aqueles que querem aprender algo mais sobre o mundo dos romanos”, acrescentou.

O Museu, que foi inaugurado em 2017, “é um espaço museológico inovador e interactivo que se relaciona com o imponente património arqueológico de Conimbriga”.