Coimbra  17 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Museu PO.RO.S expõe 200 obras de pessoas com deficiência

17 de Outubro 2019

Mais de 200 obras de expressão plástica de pessoas com deficiência vão estar expostas, a partir de amanhã (18), no Museu PO.RO.S Portugal Romano, em Condeixa-a-Nova.

A mostra/projecto “CRIDEM”, patente até Dezembro, é composta por uma selecção de trabalhos “de maior valia artística de entre as mais de 200 obras, de várias expressões artísticas, submetidas por 68 instituições de todo o país ao concurso de carácter bienal”, explica a Câmara Municipal.

O projecto CRIDEM (Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual) nasceu em 1991 pela mão da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), com o objectivo de “ver reconhecidas as capacidades artísticas das pessoas com deficiência”.

A exposição itinerante, que já passou pelo Porto e Lisboa, é organizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, a APPACDM do Porto, a Fundação Manuel António da Mota e a Fundação Montepio.

A próxima edição do “CRIDEM” está marcada para 2020.

O PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó é um espaço museológico interactivo que, tendo sido inaugurado em Maio de 2017, já recebeu 37 266 visitantes, dos quais 30 por cento são estrangeiros.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com