Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Museu Nacional de Conímbriga celebra 62 anos no dia 10

5 de Junho 2024 Jornal Campeão: Museu Nacional de Conímbriga celebra 62 anos no dia 10

O Museu Nacional de Conímbriga celebra o seu 62.º aniversário no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com uma declamação de poesia e dois concertos de entrada livre, anunciou hoje aquela entidade.

As celebrações começam às 15h00 com o concerto “Fantasia”, de Tiago Matias, que reúne cinco obras para solo de tiorba (um instrumento de cordas do século XVI), compostas por Anne Victorino d’Almeida, Sérgio Azevedo, Fernando Lapa, Luís Cardoso e Fátima Fonte.

“É o primeiro disco a nível mundial composto exclusivamente por música contemporânea para tiorba, decorrendo o espetáculo na icónica Casa dos Repuxos”, argumentou o Museu Nacional de Conímbriga, localizado em Condeixa-a-Velha, no concelho de Condeixa-a-Nova.

Duas horas depois, pelas 17h00, na Muralha do Baixo-Império, decorrerá outro concerto, intitulado “Dece de Ceo”, pelo quarteto de cordas da Orquestra Clássica do Centro, com o pianista Rui Soares da Costa e a soprano Marina Pacheco.

Na ocasião, ainda segundo o Museu, serão declamadas poesias por Rui Damasceno, celebrando os 500 anos do nascimento de Luís de Camões.

Os concertos terão entrada livre, sem marcação, apesar do bilhete gratuito dever ser adquirido na bilheteira, num dia em que, por ser feriado, o Museu tem entrada gratuita para todos os residentes em Portugal.