Coimbra  8 de Abril de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Museu Machado de Castro celebra centenário de Nadir Afonso

28 de Fevereiro 2020

Uma exposição de pintura de 32 obras de Nadir Afonso, patente no Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC), em Coimbra, celebra o centenário do arquitecto e pintor e vai contar, hoje, com uma visita orientada por Pedro Ferrão.

Intitulada “Nadir Afonso: Cidades e Lugares”, a iniciativa inclui 20 guaches e 12 telas, sendo estes alguns dos “trabalhos que mais identificam a sua obra”, explicou a viúva do artista e comissária da exposição, Laura Afonso. “

O Nadir entendia que a geometria e a matemática estavam muito presentes na cidade”, afirmou, recordando traços da produção do pintor (1920-2013), que nasceu em Chaves e morreu em Cascais.

A mostra estará em Coimbra durante dois meses (até 15 de Março), período justificado com o facto de Nadir “ter algumas ligações à cidade, pela amizade que tinha com o arquitecto Carlos de Almeida, cujo centenário também se comemora este ano”.

Ana Alcoforado, directora do MNMC, reiterou que as cidades “são um tema absolutamente central e o que mais caracteriza a produção artística” de Nadir.

Em particular, esta tarde (pelas 18h00), Pedro Ferrão será o orientador de uma visita à mostra, onde abordará alguns dos trabalhos que mais identificam a obra do artista.

A exposição é organizada em parceria com Laura Afonso e o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, de Chaves, tem entrada livre e pode ser visitada de terça-feira a domingo.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com