Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Museu Machado de Castro assinala Noite dos Museus com exposição

11 de Maio 2021

O Museu Nacional Machado de Castro comemora a Noite dos Museus com o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar” apresentando uma exposição.

Esta exposição “Tectos pintados. Os fragmentos do Céu” inicia-se pelas 21h15 no dia 15 de Maio..

O evento visa sobretudo dar início a uma investigação em torno de um acervo praticamente desconhecido: as duas tábuas pintadas que teriam pertencido ao coro alto da Sé Velha de Coimbra (do século XV), complementando outros registos e painéis de maior escala que também se incorporam nas colecções do MNMC.

No universo dos tectos pintados e dos suportes esculpidos em que assentava a (in)visibilidade das coberturas, os grandes objectivos desta exposição passam pela captação e decifração de um comportamento plástico, sensorial e didático que alimentava o quotidiano das comunidades laicas e religiosas.

Os registos que sobrevivem em Portugal são muito escassos e não traduzem a riqueza patrimonial que o tempo foi suprimindo. Recuperar a memória deste património significa não apenas a observação científica da sua qualidade técnica e estética, mas reforça, antes de tudo, a capacidade de participação numa outra experiência, noutra dimensão temporal..