Coimbra  13 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Museu Machado de Castro assinala Dia dos Museus com actividades

12 de Maio 2021 Jornal Campeão: Museu Machado de Castro assinala Dia dos Museus com actividades

O Museu Nacional Machado de Castro comemora a Dia dos Museus, no dia 18 de Maio, com o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar” apresentando algumas iniciativas..

A partir das 10h00 e ao longo de todo o dia no Museu, vai ocorrer a iniciaitiva “O que vemos nós?”, uma transmissão em vídeo do testemunho pessoal dos funcionários do MNMC, a partir da evocação sensorial em torno de uma peça escolhida.

Pelas 14h00 e até às 17h00, vai acontecer o tema “Conservação e Restauro – os objectos e o tempo”, uma acção de conservação e restauro de um grupo de peças (pintura e escultura) em espaço acessível e em articulação com os públicos. Esta iniciativa marca o início do desenvolvimento de um projecto mais amplo de salvaguarda que contará com o apoio do CEARTE (Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património) e do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra.

Pelas 14h30 e até as 16h00, uma iniciativa “Maleitas, milagres e receitas – A arte de curar, por Pedro Ferrão”

Esta visita temática, destinada a diversos profissionais de saúde, procura relacionar e colocar em destaque um conjunto de obras de arte da colecção permanente do Museu que, directa ou indirectamente, se relaciona com o tratamento curativo ou ainda se encontra ligado ao universo da fé e da superstição religiosa.