Coimbra  25 de Janeiro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Museu do Vinho Bairrada apresenta três novas exposições

30 de Dezembro 2019

O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, tem patente ao público um núcleo expositivo de carácter temporário constituído por três exposições que evocam os “40 anos da demarcação Bairrada”.

O núcleo tem, então, uma exposição denominada de “Bairrada Wines Vintage Marketing”, dedicada à publicidade nos vinhos, onde se desvendam diversos tipos e conceitos de suportes publicitários, desde recortes de jornais a revistas nacionais e internacionais alusivos a equipamentos, marcas de vinhos da Bairrada, cinzeiros e saca rolhas, entre outros materiais, num acervo que vai dos finais do século XIX e que culmina na campanha mais recente de promoção daquele território.

Uma segunda exposição, “40.1 – Retratos Falados”, trata-se de uma instalação audiovisual que dá conta de 40 testemunhos em viva voz e que pretende “criar e consciencializar para o conhecimento e importância do património vivo e muitas vezes esquecido”.

Este foi um trabalho que envolveu o Município de Anadia, o CineClub Bairrada, a Comissão Vitivinícola da Bairrada, a Confraria dos Enófilos da Bairrada e a Associação Rota da Bairrada.

Uma terceira mostra, da autoria da artista plástica Salomé Pinho, é constituída por um conjunto de obras ligadas à Bairrada, num tributo e homenagem ao produto considerado ex-libris da região: o espumante.

Durante a inauguração do novo núcleo, que decorreu no dia 21 de Dezembro, Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara Municipal, considerou que o Município “não poderia ficar de fora das comemorações dos 40 anos da demarcação da região da Bairrada”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com