Coimbra  17 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Museu de Elysio de Moura reforça projecto de visitas guiadas da LPCC

18 de Outubro 2018

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC – LPCC) e a Casa-Museu de Elysio de Moura assinaram um protocolo, no âmbito do projecto “Conhecer Coimbra”, com o objectivo de levar doentes oncológico a descobrirem a cidade, as suas histórias e recantos.

O projecto é, no fundo, um programa de visitas culturais a locais emblemáticos da cidade, destinadas a doentes oncológicos e que “se encontrem a realizar tratamentos nas unidades hospitalares de Coimbra”, explica a LPCC.

Esta iniciativa está, ainda, integrada no “objectivo de humanização da assistência ao doente oncológico e nos projectos de voluntariado hospitalar que o NRC desenvolve no IPO de Coimbra e no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra”.

Este projecto teve início em 2016 e pretende levar os doentes, a realizar tratamento nestas unidades, a descobrir Coimbra enquanto têm de “permanecer afastados dos seus concelhos de residência por períodos prolongados”, sublinha a Liga, adiantando que o foco é ajudá-los a “reduzir o isolamento e melhorar o bem-estar sócio-emocional e cultural do doente oncológico”.

Com este novo protocolo, o Museu de Elysio de Moura vem reforçar os objectivos do projecto, juntando-se a outras cinco parcerias formalizadas neste âmbito.

O programa abrange, ainda, 22 locais autorizados para visita na região de Coimbra, tendo proporcionado, desde o seu início, cerca de 250 visitas a locais emblemáticos da cidade, envolvendo até ao momento 1 400 doentes.

As visitas funcionam através da inscrição, com as sessões previamente programadas, sendo que a deslocação é assegurada em transporte da LPCC.NRC, até ao máximo de oito doentes, e não têm qualquer custo.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com