Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Museu da Água em Coimbra reabre com visita guiada à exposição “Mergulho e Hipnose”

4 de Abril 2021 Jornal Campeão: Museu da Água em Coimbra reabre com visita guiada à exposição “Mergulho e Hipnose”

O Museu da Água, em Coimbra, reabre, na próxima terça-feira, (06), com visita guiada à exposição “Mergulho e Hipnose”.

Esta acção foi inaugurada no Dia Mundial da Água, 22 de Março, com transmissão online nas redes sociais. A visita irá decorrer às 15h00, sob orientação da curadora Helena Mendes Pereira, que conduzirá os visitantes, em grupos de cinco pessoas, na observação detalhada do conjunto de obras da colecção privada Norlinda e José Lima que estão expostas no Museu. A visita terá a duração de 30 a 40 minutos, com entrada livre, no entanto é necessária a prévia marcação para melhor se acautelarem as orientações de segurança sanitária. Para esse efeito, basta contactar directamente o Museu da Água de Coimbra, através do número 239 724 167.

A exposição, que reúne um conjunto de obras da Coleção Norlinda e José Lima em comodato no Centro de Arte OLIVA em São João da Madeira, uma das maiores coleções de arte privada do país, tem como tema a saúde mental e as questões da perda ou libertação, apresentando um diálogo de interrogação às consequências deste período de pandemia e confinamento, ao mesmo tempo que celebra e reforça a importância da água enquanto recurso natural.

“Esta não é uma exposição (apenas) para contemplar e entreter o olhar. É um desafio cognitivo e emocional e foi este o mote que determinou a escolha de cerca de duas dezenas de autores e obras de arte, de diferentes gerações e nacionalidades, numa busca por criar um mapa de sensações que contrariem a indiferença que pauta a pós-modernidade superficial e de consumos rápidos.”, sustenta a curadora da exposição.

A Águas de Coimbra congratula-se com a reabertura do seu espaço museológico, assegurando que todas as normas de higiene e segurança sanitária serão cumpridas. O acesso ao Museu estará limitado a um número controlado de visitantes e serão respeitadas as regras de uso de máscara, distanciamento social, higienização e etiqueta respiratória.

Note-se que, no período em que o Museu da Água esteve encerrado, manteve parte da sua actividade através da divulgação online das iniciativas.