Coimbra  29 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

MUSEU com instalação participativa sobre a UC

24 de Agosto 2021 Jornal Campeão: MUSEU com instalação participativa sobre a UC

“ESSYS*: Sharing #UC” é a nova instalação participativa do MUSEU, que cria um ambiente multimodal representativo de conteúdos partilhados on-line, no Twitter, sobre a Universidade de Coimbra.

A instalação é um espelho para o ambiente audiovisual, criado por um sistema artificial que, através da compreensão e análise textual, classifica os conteúdos com base em oito emoções primárias: alegria, antecipação, confiança, medo, raiva, repulsa, surpresa e tristeza. As emoções detectadas são a matéria-prima para a composição de artefactos sónico-tipográficos. As composições sonoras viajam melódica e harmonicamente em universos musicais que respiram destas atmosferas emocionais, emergentes dos conteúdos mais provocadores na forma de probabilidades de parâmetros sonoros. A composição tipográfica traduz, por sua vez, esta carga emocional dos conteúdos em variáveis visuais, inspirando-se nos processos de produção da tipografia tradicional. Paralelamente à instalação presencial, uma versão on-line pode ser visualizada no endereço sharing-uc.dei.uc.pt.

“ESSYS*: Sharing #UC” é uma obra com o apoio da Iniciativa de Apoios Financeiros para Promoção da Cultura Científica da Universidade de Coimbra, no âmbito dos 730 anos da Universidade de Coimbra (IIIUC), e do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC). Os autores gostariam de expressar o seu agradecimento às seguintes instituições e pessoas: João Bicker, F. Amílcar Cardoso, (Rui) Buga Lopes, Penousal Machado, Serviço de Informática e Comunicações do DEI/FCTUC, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra e Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra.
Sérgio Rebelo e Mariana Seiça são financiados pela Fundação para Ciência e Tecnologia pelas bolsas SFRH/BD/132728/2017 e SFRH/BD/138285/2018, respectivamente.

Sérgio Rebelo é designer gráfico, investigador, programador e artista multimédia. No seu processo de trabalho, explora o uso de processos algorítmicos no desenvolvimento de técnicas de geração, modelação e simulação para fabricar artefactos audiovisuais. O seu trabalho tem sido distinguido e apresentado em vários eventos e espaços culturais nacionais e internacionais. Actualmente, é estudante de doutoramento no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e investigador no grupo de Sistemas Cognitivos e Multimédia do Centro de Informática e Sistemas, da mesma universidade. Desde 2017, é assistente no curso de Design e Multimédia da Universidade de Coimbra.
Mariana Seiça é designer e doutoranda no programa de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação na Universidade de Coimbra, e assistente-convidada no Mestrado em Design e Multimédia. A sua investigação e prática artística focam-se no uso do som como ferramenta de comunicação, incorporando o seu entusiasmo por formas musicais que viajam entre o Design de Som, Interacção Humano-Computador, Sonificação e a Música Computacional.

Mariana Seiça é designer e doutoranda no programa de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação na Universidade de Coimbra, e assistente-convidada no Mestrado em Design e Multimédia. A sua investigação e prática artística focam-se no uso do som como ferramenta de comunicação, incorporando o seu entusiasmo por formas musicais que viajam entre o Design de Som, Interação Humano-Computador, Sonificação e a Música Computacional.

Pedro Martins é doutorado em Engenharia Informática, mestre em Informática e Sistemas e licenciado em Matemática, com especialização em Computação, pela Universidade de Coimbra. Os seus principais interesses de investigação encontram-se nas áreas de Criatividade Computacional, Visão por Computador, Arte Computacional, Sonificação e Arte Sonora Digital. Actualmente, é Professor auxiliar do Departamento de Engenharia Informática e no Colégio das Artes, ambos da Universidade de Coimbra. É também investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra e o actual coordenador da Licenciatura em Design e Multimédia.