Coimbra  2 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mural homenageia gentes do mar em Buarcos

19 de Novembro 2016 Jornal Campeão: Mural homenageia gentes do mar em Buarcos

O Município da Figueira da Foz inaugurou, hoje à tarde, o mural de autoria do artista Luís Soares, intitulado “Homenagem às Gentes do Mar”, no âmbito da celebração do Dia Nacional do Mar.

O mural encontra-se aplicado no muro poente do cemitério de Buarcos, tem uma extensão de cerca de 99 metros, ocupa uma área de 282,5 metros quadrados e é composto por 1 427 azulejos de 33×60.

Com a presença de diversas individualidades e do Rancho Folclórico “As Cantarinhas de Buarcos” e do Grupo de Cantares Beira Mar, a cerimónia foi breve porque a chuva ameaçava cair a qualquer momento.

José Carlos Martins, administrador da empresa Cliper Cerâmica, responsável pela construção do mural, salientou ser também importante “investir em cultura” e “acarinhar as empresas locais porque criam emprego e riqueza”.

Para o artista Luís Soares, autor do mural, foi um projecto que se iniciou fez agora três anos e constitui “uma aposta que ele e a Figueira da Foz ganharam”.

O presidente da Junta de Freguesia de Buarcos e S. Julião, José Esteves, agradeceu esta obra e o simbolismo que ela representa para a cidade e as gentes do mar.

Finalizou João Ataíde, presidente da Câmara, manifestando satisfação porque se trata de “um painel expressivo e cheio de alma das gentes do mar”.