Coimbra  19 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Município de Soure assinala Dia Mundial da Árvore e da Floresta

21 de Março 2022 Jornal Campeão: Município de Soure assinala Dia Mundial da Árvore e da Floresta

Anualmente, a autarquia de Soure tem vindo a assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta em articulação com o Agrupamento de Escolas Martinho Árias de Soure, procurando sensibilizar a população escolar para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.

Neste sentido, decorreu uma acção de plantação das espécies “Liquidambar Styracifloa, Prunus Serrulata, Tília Cordata, Cercis Siliquastrum e Ulmus Minor, num total de 50 árvores, com a participação dos alunos do Centro Escolar de Granja do Ulmeiro e respectivos professores. Uma iniciativa realizada em parceria com a Junta de Freguesia local, que integra a estratégia de recuperação de um espaço verde para lazer, junto da Urbanização do Casal, na Granja do Ulmeiro.

Decorreu, ainda, na localidade de Mocifas de Santo Amaro, uma acção de divulgação do projecto “Condomínio de Aldeias”, com participação de cerca de 25 alunos da disciplina de Biologia, tendo como objectivo “promover protecção aos aglomerados localizados na interface urbano-florestal, através de acções de gestão de combustível, ordenamento e reconversão florestal para outros usos, quer para a defesa contra incêndios rurais, quer para a protecção de pessoas e bens”, refere a Câmara Municipal. Nesta actividade foram ainda plantadas 40 unidades da espécie juglans regia (nogueiras), em parceria com os Baldios da Freguesia de Degracias/Pombalinho e a União das Freguesias de Degracias e Pombalinho.