Coimbra  27 de Janeiro de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Município de Poiares é Autarquia Familiarmente Responsável

27 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Município de Poiares é Autarquia Familiarmente Responsável

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares recebeu, sexta-feira, pelo terceiro ano consecutivo, a bandeira de Autarquia Familiarmente Responsável.

A distinção foi atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) que destaca os Municípios do país em matéria de responsabilidade familiar.

Na cerimónia, que decorreu em Coimbra, o presidente da Câmara, João Miguel Henriques, recebeu a bandeira verde, representativa da distinção, das mãos do secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, e de Rita Mendes Correia, presidente da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas.

Para João Miguel Henriques, “a renovação da distinção pelo terceiro ano consecutivo é, para além do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, a validação das políticas sociais que temos promovido e que se caracterizam como transversais, integradas e integradoras de apoio e valorização da família, dotando o concelho de Vila Nova de Poiares de respostas e programas relevantes nesta área”.

Refira-se que a atribuição desta distinção pelo OAFR teve por base a avaliação às medidas adotadas pelo Município em áreas como o apoio à maternidade e paternidade, a famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura; desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais; e participação social.

O Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis foi criado em 2008 e procura criar sinergias positivas para todos os municípios nacionais, bem como dar visibilidade às autarquias que se destaquem por práticas amigas das famílias.