Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Município de Penacova leva Balcão Único do Prédio às freguesias

4 de Junho 2024 Jornal Campeão: Município de Penacova leva Balcão Único do Prédio às freguesias

O município de Penacova está a promover uma nova fase do BUPi (Balcão Único do Prédio), um serviço itinerante que percorre as freguesias do concelho para esclarecer dúvidas e facilitar o registo cadastral de terrenos rústicos e mistos.

Até 2025, os proprietários podem aproveitar esta oportunidade gratuita para mapear e identificar os seus prédios. Além do registo, o BUPi permite a georreferenciação dos terrenos e oferece acesso a informações detalhadas em tempo real.

Para realizar a georreferenciação, os proprietários devem apresentar o cartão de cidadão e a Caderneta Predial com os números das matrizes. Alternativamente, podem aceder ao BUPi Online em www.bupi.gov.pt.

Se ainda não registaram os seus terrenos na conservatória, os proprietários devem apresentar documentos que comprovem a posse, como habilitação de herdeiros, escritura de compra e venda ou decisão judicial.

O BUPi já tem datas agendadas para as Uniões de Freguesias de Oliveira do Mondego e Travanca do Mondego, Friúmes e Paradela, e São Pedro de Alva e São Paio de Mondego. Na próxima fase, o balcão itinerante visitará Carvalho, Figueira de Lorvão, Lorvão e Sazes do Lorvão. A freguesia de Penacova não está incluída nesta fase, pois já possui um balcão fixo na rua da Eirinha, no edifício do Serviço Municipal de Protecção Civil.

Calendário do BUPi nas Uniões de Freguesias:

U.F. de Oliveira do Mondego e Travanca do Mondego: 4, 5, 6, 7, 11, 12 e 13 de Junho

U.F. de Friúmes e Paradela: 14, 17, 18, 19, 20, 21, 24 e 25 de Junho

U.F. de São Pedro de Alva e São Paio de Mondego: 26, 27, 28 de Junho e 1, 2, 3, 4 e 5 de Julho