Coimbra  25 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Município de Montemor-o-Velho realiza limpeza no rio Mondego

26 de Maio 2020 Jornal Campeão: Município de Montemor-o-Velho realiza limpeza no rio Mondego

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho está a intervir no leito abandonado do rio Mondego, com uma acção de limpeza que visa promover a adaptação às alterações climáticas, bem como a prevenção e gestão de riscos de cheia.

A empreitada, que representa um investimento superior a 355 000 euros, está integrada numa operação mais alargada que decorre de uma candidatura ao POSEUR.

De recordar que, a par dos trabalhos de limpeza e remoção de vegetação e detritos que impedem a livre circulação das águas e que provocam o assoreamento do leito abandonado do rio Mondego, o Município de Montemor-o-Velho tem em curso a reabilitação da passagem hidráulica no Pontão do

Choupal, assim como a construção de uma passagem hidráulica entre a bacia da estação de bombagem de Formoselha e a pista do Centro Náutico de Montemor-o-Velho.

As intervenções que se encontram a decorrer têm como objectivo diminuir o risco de cheias e minimizar os seus efeitos junto das populações.

Com a limpeza a decorrer, a margem direita do leito abandonado do rio Mondego está mais acessível, possibilitando a realização de passeios na natureza.