Coimbra  18 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Município de Condeixa promoveu sessões online sobre “Parentalidade Positiva”

9 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Município de Condeixa promoveu sessões online sobre “Parentalidade Positiva”

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova promoveu, durante os últimos dois meses, um primeiro ciclo de sessões sobre “Parentalidade Positiva”, em formato digital.

Segundo o Executivo, “praticar uma parentalidade positiva é, essencialmente, uma forma de promover assertivamente a relação entre pais e filhos, tendo por pilares de actuação o respeito mútuo e, por conseguinte, construindo na criança uma educação baseada em princípios construtivos”.

As sessões online, dinamizadas pela psicóloga Mafalda Branco, tiveram como título principal “Parentalidade Positiva: 5 Passos para o Sucesso!” e dirigiram-se a pais, encarregados de educação e professores do concelho. Estas tiveram, ao longo de Dezembro e Janeiro, uma participação de entre 15 e 20 pessoas, já que as sessões são limitadas ao máximo de 20 participantes.

Este ciclo de sessões decorreu no seguimento de um micro-projecto, desenvolvido em 2020, num trabalho entre o Município de Condeixa e o Núcleo Distrital de Coimbra da EAPN Portugal.

Com esta iniciativa pretendeu-se “desenvolver no concelho uma intervenção de carácter sistémico com o objectivo de envolver as famílias e os diferentes profissionais e instituições, dotando-os de ferramentas e instrumentos que facilitem a articulação entre os diferentes serviços locais e paralelamente promovendo uma melhor resposta aos múltiplos desafios que as famílias do concelho enfrentam diariamente”, informou o Executivo.

Dado o sucesso do projecto e atendendo a pedidos que não foi possível dar resposta por já estar completo o número de participantes desta primeira edição, espera-se iniciar, em breve, um segundo ciclo das sessões sobre “Parentalidade Positiva”.