Coimbra  8 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Município de Coimbra disponibiliza cerca de 2500 equipamentos para ensino online

19 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Município de Coimbra disponibiliza cerca de 2500 equipamentos para ensino online

A Câmara Municipal de Coimbra (CM) colocou, a partir desta sexta-feira (19), à disposição dos agrupamentos de escolas do concelho de Coimbra, novos equipamentos informáticos, de forma a apoiar o ensino à distância.

Manuel Machado, presidente da CM de Coimbra, anunciou que, no total, serão distribuídos cerca de 1 580 computadores portáteis e 920 equipamentos em banda larga com acesso à Internet.

Face à retoma do ensino online, o executivo entendeu que “era importante fazer uma aquisição extraordinária e complementar de equipamentos para que todas as crianças tenham possibilidades de continuar a aprender” referiu o autarca, adiantando que é essencial que o “processo educativo não seja brutalmente interrompido ou adiado novamente”.

Desde Abril do ano passado, que a CM de Coimbra tem mais de 1 300 equipamentos informáticos (Internet e tablets) disponibilizados, a título de empréstimo, tendo, agora, a necessidade de reforçar a comunidade escolar de forma a assegurar a igualdade de oportunidades no acesso à educação.

A selecção de alunos a beneficiar dos equipamentos é feita em colaboração com os agrupamentos de escolas que atendem aos estudantes mais carenciados e que de alguma forma não têm o acesso a este tipo de material.

Os equipamentos começaram a ser, hoje (19), distribuídos na escola a EB 2,3 Rainha Santa Isabel, e prevê-se que até ao final do mês de Fevereiro esteja concluído o processo. A aquisição destes equipamentos, ao longo do contexto pandémico, já levou ao município um investimento de mais de 650 000 euros.

Para além deste apoio, a CM de Coimbra, à semelhança do que aconteceu no ano passado, disponibiliza, também, gratuitamente, uma plataforma de ensino à distância com o objectivo de ajudar a ultrapassar os constrangimentos que a pandemia causou.

Esta plataforma é disponibilizada a todos os alunos e professores do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino público do concelho de Coimbra, ao todo são 4 800 crianças, de 245 turmas, dos seis agrupamentos de escolas.

Estas medidas suportam um apoio social na área da educação, que pretende salvaguardar o direito à educação de todos os alunos do concelho.