Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Município de Coimbra assinala Dia para a Erradicação da Pobreza

11 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Município de Coimbra assinala Dia para a Erradicação da Pobreza

No dia 20 de Outubro, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) assinala o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Exclusão Social.

O evento decorrerá na sala Francisco Sá de Miranda, na Casa Municipal da Cultura, em Coimbra, a partir das 14h15, sob o tema “As consequências do aumento do custo de vida na realidade da pobreza”.

A sessão de abertura fica a cargo da Ana Cortez Vaz (vereadora da Habitação e Acção Social da CMC) e às 17h00, o evento encerra com o discurso de Francisco Rodrigues (director do Departamento de Habitação e Acção Social da CMC).

Pelas 14h30 haverá uma mesa-redonda sobre “As consequências do aumento do custo de vida na realidade da pobreza”, que vai contar com as intervenções de Ana Cortez Vaz, de Ana Moura e de Paula Marques (do Serviço de Emergência Social da CMC), de Mafalda Pedrosa (técnica do Centro Distrital de Coimbra – Instituto de Segurança Social) e de Maria José Vicente (coordenadora nacional da Rede Europeia Anti Pobreza).

Às 15h30, os técnicos das entidades parceiras do Grupo de Trabalho da Rede Social de Coimbra, que contribuíram para a concretização da exposição “Um Olhar Sobre a Pobreza e a Exclusão Social”, vão  explicar e reflectir sobre a metodologia utilizada na criação da mostra, a “photovoice”, que alia a fotografia à intervenção social, proporcionando um espaço participativo e criativo sobre a realidade que se vivencia no momento.

A exposição é, então, apresentada às 16h30 e a mostra reúne fotografias captadas por utentes identificados pelas entidades parceiras que trabalham directamente com famílias vulneráveis, como a Associação Integrar, o Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola (CASPAE), a Cáritas Diocesana de Coimbra, entre outros.

A exposição vai estar patente ao público em várias organizações do concelho de Coimbra, iniciando-se nas escolas, no dia 7 de Novembro.

O arranque da exposição será feito na Escola Secundária D. Dinis.

“Pretende-se que esta exposição, que vai passar por todas as Escolas sedes de Agrupamento e Escolas não Agrupadas, venha sensibilizar o público escolar para a realidade da pobreza, para a visão dos mais frágeis, para a geografia dos mais vulneráveis e para a importância e necessidade de juntos contribuirmos para uma sociedade mais coesa, do ponto de vista social”, afirmou, a este propósito, a vereadora Ana Cortez Vaz.