Coimbra  17 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Município de Coimbra aposta na segurança na via pública

18 de Setembro 2019

Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, no segundo dia da Semana Europeia da Mobilidade, visitou o Centro Escolar do Loreto, onde falou com os alunos sobre a importância de circularem na via pública em segurança.

No decorrer da visita, as crianças receberam um manual de boas práticas para circularem em segurança na via pública, seja a pé ou de bicicleta, e um bloco de “multas morais” para ajudarem a “autuar” os automobilistas que estacionam mal os seus veículos.

O objectivo da autarquia é reforçar a campanha municipal “#SaiDaFrente – O passeio é para os peões”, que teve início em 2018, e continuar a promover o papel fiscalizador dos mais novos junto dos familiares, incentivando-os a uma cidadania activa e ao gosto pela educação rodoviária.

“O que pretendemos é aumentar a segurança de cada pessoa que circula na via pública, para que não corra perigo”, explicou Manuel Machado, adiantando, ainda, que “os adultos quando recebem um aviso de uma criança não voltam a cometer o mesmo erro”. “Esta é uma boa solução para que a cidade fique melhor”, afirmou.

O objectivo desta segunda fase da campanha “é continuar a promover a educação rodoviária junto dos mais novos, ensinando-lhes as boas regras de circulação na via pública, para que estes as cumpram e ajudem, ainda, a fiscalizar o comportamento dos mais velhos, como os pais e outros familiares”, explica a autarquia.

O manual de boas práticas, entregue durante a visita, contém vários conselhos importantes para uma utilização adequada do passeio e da estrada pelos peões e condutores de bicicleta.

Até domingo (22), o programa municipal da Semana Europeia da Mobilidade inclui variadas actividades, que visam consciencializar a sociedade civil para questões de mobilidade sustentável.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com