Coimbra  2 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Município de Arganil apoia beneficiação da Capela do Senhor da Ladeira

4 de Julho 2023 Jornal Campeão: Município de Arganil apoia beneficiação da Capela do Senhor da Ladeira

O Município de Arganil celebrou com a Freguesia de Arganil e a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Arganil um contrato-programa no valor de 50 mil euros, para apoiar as obras de beneficiação, conservação e restauro da Capela do Senhor da Ladeira, localizada no Mont’Alto, em Arganil.

Deste valor global, 25 mil euros dizem respeito ao apoio directo do Município de Arganil e os restantes 25 mil euros correspondem à verba que seria entregue à Freguesia de Arganil pela Câmara Municipal em 2023, por meio de contrato-programa. Em termos absolutos, as despesas com a intervenção ascendem aos 235 mil euros.

Luís Paulo Costa, presidente da Câmara, sublinhou a importância das parcerias estabelecidas para a reabilitação de imóvel com elevado valor cultural, patrimonial e histórico. O apoio atribuído destina-se, em particular, à primeira fase da intervenção, que diz respeito à construção civil, já em fase de conclusão.

“O financiamento proveniente do Programa de Desenvolvimento Rural, que é gerido na nossa região pela ADIBER, revelou-se um contributo significativo, ao qual se juntou o esforço financeiro da Junta da Freguesia e do Município, bem como o envolvimento da própria população”.

No acto da assinatura do protocolo, o presidente da autarquia enalteceu, ainda, o contributo do Reitor da Paróquia de Arganil, Padre Lucas Pio, e reconheceu que assumiu o papel de principal impulsionador da intervenção em curso.

“Foi quem nos alertou, em particular a mim, para o elevado estado de degradação em que se encontrava espaço, e que era muito pouco dignificante; não só do ponto de vista deste elemento isolado, mas também do conjunto a que chamamos de Monte Sacro do Mont’Alto, que integra vários espaços de oração e de contemplação com esta componente patrimonial”.

É, por isso, “com grande satisfação que me associo a todo este esforço que o Senhor Reitor tem dedicado ao nosso concelho, não apenas no seu magistério mais clerical, como no que tem a ver com o cuidado e a atenção que dedica ao património do nosso concelho”.

A data da inauguração da intervenção de beneficiação estrutural, conservação e restauro da Capela do Senhor da Ladeira está prevista para Novembro deste ano, na presença de D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra.

O apoio para financiar as obras de beneficiação da Capela do Senhor da Ladeira reflecte o cuidado e o empenhado trabalho do Município de Arganil na salvaguarda e promoção da paisagem cultural, valorização arquitectónica e dinamização dos pontos turísticos do concelho.