Coimbra  14 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Município da Lousã em festa sem esquecer quem mais precisa

19 de Junho 2019

O São João da Lousã dá as boas-vindas ao Verão em mais uma edição que promete animar os próximos dias e noites do concelho.

Inicia hoje (19) mais uma edição do certame que Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal da Lousã, garante ter “reunidas todas as condições para trazer gente de fora ao concelho”, afirmando, ainda, ter “expectativas que seja um grande São João”.

Mas mesmo estando em ambiente de festa, a Câmara Municipal da Lousã mantém-se de olhos postos em quem mais precisa. Nesse sentido volta a apostar na iniciativa “Martelário – o Martelo Solidário”, uma aplicação para smartphone e tablet.

A iniciativa, desenvolvida pela Status – Escola Profissional da Lousã em 2018, foi criada com o objectivo de que os utilizadores simulem virtualmente as tradicionais “marteladas de São João”, sendo que a cada “martelada” são acumulados pontos que, após as festas, serão contabilizados. As instituições de solidariedade social com mais pontos acumulados recebem prémios no valor de 1 000, 500 e 250 euros, em material técnico.

Nesta edição é possível “martelar” na ADiC – Associação de Defesa do Idoso e da Criança de Vilarinho; ARCIL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã; ARCS Gândaras – Associação Recreativa, Cultural e Social das Gândaras; AVA – Associação Vida Abundante; CPSS – Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Serpins e ainda no CSCE – Centro Social de Casal de Ermio.

No ano anterior, em que foi utilizado pela primeira vez o “Martelário”, foram realizados cerca de meio milhar de ‘downloads’ e seis milhões e meio de “marteladas”, transformando-se assim na maior iniciativa digital da história da Lousã.

A aplicação já se encontra disponível, gratuitamente, para android, através do Google Play, e para iOS na App Store.

Serão válidas as “marteladas” realizadas entre as 18h00 de amanhã (20) e as 23h59 de segunda-feira (24).

 

A Feira anual de São João

Este é um dos maiores eventos da região e mesmo o maior de iniciativa municipal.

O certame caracteriza-se por unir a vertente de feira popular e de mostra de actividades comerciais e industriais, sem esquecer os espectáculos que mobilizam muitos visitantes.

Para esta edição a Câmara Municipal apostou em nomes sonantes da música portuguesa para animarem as noites da feira. A noite de hoje será já prova disso mesmo com o Fado ao Centro a subir ao palco das piscinas naturais de Nossa Senhora da Piedade, pelas 21h30.

Já amanhã à noite poderá assistir ao concerto dos Anjos, a partir das 22h00, no Parque Municipal de Exposições. Os espectáculos nocturnos continuam com Quim Roscas e Zeca Estacionâncio (21), No Maka (21), Agir (22), Dj Fernando Alvim (22), Marchas Populares (23), Blaya (24), entre muitas outras bandas e dj’s que prometem animar os bailes e arraiais.

A sardinha será rainha por estes dias em que os arraiais se espalham um pouco por toda a vila, sendo distribuídos, por parte da Câmara Municipal, mais de 370 quilos da iguaria.

Quanto à feira popular, que se mistura com o restante certame no recinto do parque de exposições, existem cerca de 10 diversões, incluindo atracções para os mais pequenos.

Como não poderia ser, os expositores não vão faltar à festa. Os stands serão inaugurados oficialmente no dia de hoje a partir das 18h00, e, este ano, são cerca de 60 na mostra comercial e industrial, subindo o número para 150 se juntarmos, também, as restantes componentes como área de diversão e restauração.

 

Marchas Populares são ponto alto da feira

As Marchas Populares são motivo de orgulho para a autarquia da Lousã, que mais um ano apresenta a tão aguardada noite do desfile das Marchas Sanjoaninas.

À semelhança do ano anterior o desfile irá ocorrer na avenida de Dr. José Maria Cardoso, onde existirão quatro zonas de bancada com capacidade para 1 500 lugares sentados.

Como é habitual o desfile realiza-se na noite de São João, de dia 23 para 24 de Junho, a partir das 21h15.

Para esta noite são esperadas três marchas infantis (Santa Casa da Misericórdia; ACTIVAR e Associação Princesa Peralta) e seis marchas de adultos (ARCIL; Pegadas d’Emoção – Foz de Arouce; Marcha dos Cinco Lugares; Clube Recreativo Vilarinhense; Rancho Folclórico Flores de Serpins; ARCS Gândaras), num total de mais de 500 marchantes.

Segundo o presidente da Câmara as marchas são “uma tradição sanjoanina na Lousã, apresentando mais marchantes do que muitos concelhos de maior dimensão”.

Para este ano, e tendo em conta a importância para o concelho, a autarquia reforçou o apoio financeiro às marchas adultas, esperando desta forma incentivar à continuidade dos projectos.

 

Muito mais do que uma Feira

Para além da mostra comercial e industrial, dos espectáculos nocturnos e da feira popular, o São João da Lousã acostumou já os seus visitantes às mais variadas actividades desportivas.

Assim, no sábado (22), decorre o torneio Michel Coll – Sevens, organizado pelo Rugby Club da Lousã, no Estádio Municipal de Rugby José Redondo. Ainda no mesmo dia decorre a Taça de Portugal de Basquetebol Adaptado, evento organizado pela ANDDI – Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual, e pela ARCIL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã, no Pavilhão Municipal n.º 1.

Mas nem só de actividades desportivas se complementa o cartaz das festas de São João, e por isso no domingo (23) decorre o VII Encontro de Vespas da Louzan. Com concentração marcada no parque de Carlos Reis, o evento conta com a organização de Vespas da Louzan e o apoio da Câmara Municipal da Lousã.

Até segunda-feira, tendo já começado no dia 12 de Junho, decorre o concurso de Montras de São João, uma iniciativa da Câmara Municipal da Lousã e o apoio da AESL – Associação Empresarial Serra da Lousã. Este é um concurso realizado no âmbito das medidas de apoio ao comércio tradicional.

Serão premiados os três primeiros classificados. O primeiro lugar receberá uma gravação de um spot promocional em vídeo ou 200 euros em material promocional a adquirir num dos estabelecimentos da área do concelho; o segundo lugar receberá 150 euros em material promocional, que tal como no primeiro prémio tem de ser adquirido num dos estabelecimentos do concelho; o terceiro lugar terá como prémio 100 euros em material promocional.

Outra das actividades incluídas nas festas de São João passa pelo IV Concurso de Stands da Feira Anual de São João. O concurso começa amanhã (20) e prolonga-se até dia 03 de Julho, com a organização da AESL – Associação Empresarial Serra da Lousã, com o apoio da Câmara Municipal.

Com todas as iniciativas a autarquia espera atingir vários públicos e para isso realiza, ainda, a Gala do Feriado Municipal, na segunda-feira (24), onde são atribuídos os prémios Lausus.

 

Prémios Lausus – Gala do Feriado Municipal

O Hotel Palácio da Lousã é, este ano, o local escolhido para a realização da Gala do Feriado Municipal, que se comemora na segunda-feira (24), pelas 16h45.

Esta iniciativa, que começou em 2012, tem como principal objectivo homenagear e distinguir personalidades e entidades do concelho da Lousã que, de alguma forma, contribuem para o desenvolvimento da região.

Neste sentido, serão atribuídos vários prémios, a diferentes áreas, como:

– “Prémio Álvaro Viana de Lemos”, na área da educação e ciência;

– “Prémio Américo Lemos”, área da saúde;

– “Prémio Carlos Reis”, artes, design e arquitectura;

– “Prémio Carranca Redondo”, marketing e publicidade;

– “Prémio Jorge Carvalho”, solidariedade;

– “Prémio Manuel Carvalho”, indústria;

– “Prémio João da Havaneza”, comércio e serviços;

– “Prémio Bernardino Lopes Padilha e José Rebelo Arnaut”, inovação e empreendedorismo;

– “Prémio Nuno Santos”, artes performativas;

– “Prémio Neves Ribeiro”, dedicação e cidadania;

– “Prémio Vicente Ferrer”, carreira.

Esta é uma forma da autarquia reconhecer a importância que os lousanenses representam para o concelho.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com