Coimbra  5 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Município da Lousã distinguido com Prémio de Excelência em Igualdade de Género

24 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Município da Lousã distinguido com Prémio de Excelência em Igualdade de Género

O presidente da Câmara Municipal recebeu, no Centro de Arte Oliva, em S. João da Madeira, o Prémio “Viver em Igualdade”, uma iniciativa bienal, promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

O prémio tem como objectivo distinguir e reconhecer Municípios com práticas, a nível interno e no âmbito do território, que promovam a territorialização, identificação e apropriação local.

São exemplo de actividades do Município que concorrem para a estratégica de integração da perspectiva de género o acompanhamento e apoio especializado a vítimas de violência doméstica e de género, as diversas acções de sensibilização sobre estas áreas, o Gabinete de Intervenção Familiar, entre outros.

Para o presidente da Câmara Municipal, “este prémio vem valorizar as muitas acções da Lousã na integração da perspectiva de género nas políticas locais, sendo mais um estímulo para a missão da Conselheira e do Conselheiro para a Igualdade, da Equipa Igualdade na Vida Local e das entidades que trabalham com o Município nesta área.”

Luís Antunes considera “fundamental ampliar e aprofundar este trabalho, dado que há um longo percurso a percorrer para dirimir as assimetrias entre homens e mulheres, para evitar a Violência Doméstica e dar apoio às vítimas e para fomentar uma sociedade mais tolerante com o outro, independentemente da sua orientação sexual, identidade e expressão de género, ou características sexuais.”