Coimbra  27 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Município da Lousã assinala “7 Dias pela Igualdade”

13 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Município da Lousã assinala “7 Dias pela Igualdade”

A Câmara Municipal da Lousã, com a colaboração de diversos parceiros, vai promover um conjunto de iniciativas, intitulada “7 Dias pela Igualdade”.

Assim, de 16 de Novembro a 05 de Dezembro, serão assinalados os três anos da proclamação e assinatura dos Direitos Sociais fundamentais na União Europeia e seis dias Internacionais: da Tolerância, da Memória Transgénero, da Eliminação da Violência Contra as Mulheres, das Cidades Educadoras, da Pessoa com Deficiência e do Voluntariado.

“A acção da Lousã está alinhada com a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação “Portugal + Igual”, pretendendo a promoção da igualdade entre mulheres e homens, prevenção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica, e o combate à discriminação em razão do sexo, da orientação sexual, da identidade e expressão de género, e das características sexuais”, adiantou o Município.

 

Programa:

16 de Novembro – Dia Internacional da Tolerância

Numa edificação junto à Zona de Lazer da Quinta de São Pedro, os artistas Frederico Draw e Rodrigo Contra vão pintar o rosto de Malala Yousafzai com as Escolas da Lousã.

17 de Novembro – Dia do Pilar Europeu dos Direitos Sociais

Está patente na Biblioteca Municipal uma exposição sobre o documento relativo aos direitos fundamentais da EU.

20 de Novembro – Dia Internacional da Memória Trans

Sendo essencial o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais, decorrerão acções de sensibilização nas escolas, comércio local e através das Redes Sociais.

25 de Novembro – Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Está patente no Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos e até ao final de Novembro, uma exposição sobre o Tráfico de Seres Humanos, intitulada “Mercadoria Humana 4”. No dia 25 irá ser assinado um protocolo com a “Saúde em Português”, no sentido de prevenir e combater esta realidade.

30 de Novembro – Dia Internacional das Cidades Educadoras

A partir de 23 de Novembro, no átrio da Biblioteca Municipal, estará patente uma exposição sobre as Cidades Educadoras, numa altura em que se celebram 30 anos da sua existência e que a Carta de Princípios das Cidades Educadoras foi revista.

03 de Dezembro – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Estão previstas acções em parceria com entidades locais a anunciar.

05 de Dezembro – Dia Internacional do Voluntariado

A Lousã, pretendendo valorizar o trabalho voluntário, fará uma campanha de voluntariado a lançar nesta data.