Coimbra  20 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Município da Figueira da Foz entrega diplomas dos programas “Ciências”

1 de Julho 2023 Jornal Campeão: Município da Figueira da Foz entrega diplomas dos programas “Ciências”

O Município da Figueira da Foz deu esta semana como concluído o ano lectivo de 2022-2023 dos programas educativos “Ciências Experimentais” e “Explorar a Ciência”.

Os programadas decorreram sob a responsabilidade do Núcleo Museológico do Mar (NMM) e realizaram-se as cerimónias de entrega dos certificados aos cerca de 120 alunos do 4.º ano do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas do Paião e Figueira Mar.

Na escola-sede do Agrupamento de Escolas do Paião o evento decorreu com a presença dos cerca de 35 alunos, pais e docentes, a vereadora da Educação, Olga Brás, e a directora do Agrupamento, Paula Carrito.

Para além da entrega dos certificados foi apresentado um vídeo que procurou mostrar os momentos mais marcantes do programa educativo “Explorar a Ciência”, um projecto criado pelo Município da Figueira da Foz em 2017 e dinamizado pelas técnicas do Núcleo Museológico do Mar, nas Escolas Básicas do 1.º Ciclo do Paião, Regalheiras e Santa Luzia.

Já o “Programa de Ciências Experimentais”, criado em 2015 no âmbito de um protocolo estabelecido entre o Município da Figueira da Foz, o Instituto de Educação e Cidadania e o Agrupamento de Escolas Figueira Mar, teve o seu momento de encerramento no Auditório Madalena Biscaia Perdigão.

Oitenta alunos das escolas básicas do 1.º Ciclo do Serrado, Castelo, Infante D. Pedro e Vila Verde apresentaram, a uma plateia lotada, momentos de dança e música. Foram ainda exibidos alguns vídeos demostrativos do trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo.

A iniciativa contou com a presença da vereadora da Educação, Olga Brás, do director do Agrupamento de Escolas Figueira Mar, Pedro Mota Curto, e ainda de elementos da Direcção do Instituto de Educação e Cidadania .

De salientar que o “Programa Explorar a Ciência” decorre nas escolas que têm disponibilidade de espaço para acolher as técnicas do NMM, responsáveis pela componente lectiva do programa. O Programa de Ciências Experimentais decorre no laboratório do próprio Núcleo Museológico do Mar, especialmente criado para o efeito aquando da assinatura do protocolo tripartido.