Coimbra  29 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Município apoia realização de 2 eventos em Setembro no Mercado Municipal D. Pedro V

20 de Agosto 2023 Jornal Campeão: Município apoia realização de 2 eventos em Setembro no Mercado Municipal D. Pedro V

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na reunião de amanhã, dia 21 de Agosto, uma proposta de realização de duas acções para a dinamização do Mercado Municipal D. Pedro V, promovidas pela empresa Renasceia – Hotelaria e Restauração, Lda: “Coimbra Hypermarket no Mercado”, entre os dias 15 e 17 de Setembro, e “Saúde e Bem-estar no Mercado”, a 23 de Setembro. O executivo municipal vai ainda deliberar sobre a abertura excepcional do Mercado no domingo, dia 17 de Setembro, entre as 8h00 e as 16h00.

 

Segundo a informação dos serviços municipais, as duas iniciativas revelam-se “de grande interesse para os habituais utilizadores do Mercado Municipal”, para além de contribuir para a “captação de novos públicos, sobretudo mais jovens”. Com estas iniciativas, a Renasceia, a concessionária dos espaços de restauração do Mercado, pretende apostar na divulgação das novas valências existentes no espaço municipal. 

 

Assim, de 15 a 17 de Setembro, o Mercado vai acolher o “Coimbra HypeMarket no Mercado”, um “mercado urbano criativo que pretende dar oportunidade aos artistas e aos empreendedores de exporem os seus trabalhos”, como artesanato, bijuteria, pintura, moda ou actividades para toda a família. Além das tradicionais bancas dos expositores, vão também integrar o evento workshops, demonstrações, actividades para crianças e música ao vivo. Para tal, o Mercado Municipal vai estar, excepcionalmente, aberto no domingo, dia 17, das 8h00 às 16h00, estando o reforço da vigilância das instalações e de todas as tarefas de limpeza do Mercado a cargo da Renasceia. 

 

Por sua vez, a iniciativa “Saúde e Bem-estar no Mercado”, agendada para dia 23 de Setembro, vai contar com showcookings, demonstrações temáticas, rastreios, colheitas de sangue e acções de sensibilização, à semelhança de outros eventos idênticos organizados em parceria com a CM de Coimbra. Destaque para o Showcooking de Cozinha Saudável e Vegan com Catarina Camacho (Cozinha sem Peneiras) ou para a Demonstração de Pães Rústicos e de Fermentação natural com Andrea Paiva (Farinha & Afeto), bem como a presença do Instituto Português do Sangue e da Transplantação. 

 

À semelhança de outras acções, como por exemplo a primeira edição do ÓHQUETUGA FEST, a Fan Zone do Mundial, entre muitas outras, com esta iniciativa pretende-se dinamizar o Mercado Municipal D. Pedro V, com mais dois eventos que promovam este espaço comercial, que também se quer lúdico e cultural, disponível a todos os munícipes e turistas que visitam Coimbra.