Coimbra  24 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mundo do Vinho inaugura instalação artística em Coimbra

11 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Mundo do Vinho inaugura instalação artística em Coimbra

CIRANDA 2023 é o nome da instalação artística que na quinta-feira (dia 12) será inaugurada no Mercado Municipal D. Pedro V, em Coimbra.

Concebida por Inês Moura, Luísa Bebiano e Nuno Maia, com design de som de Henrique Vilão é uma obra que “apela a diversas sensações visuais, olfactivas, auditivas e até tácteis”. A instalação pode ser visitada até 16 de Dezembro e a inauguração de CIRANDA 2023 acontece às 18h30 desta quinta-feira, com uma performance de Inês Moura, seguindo-se um momento de degustação “Pão e Vinho sobre a Mesa” com vinho Terras de Sicó.

O Mundo do Vinho é um projecto com autoria de Margarida Mendes Silva, promovido pela Associação Cultura e Risco. Na sexta edição de uma iniciativa que começou em 2018, e que anualmente apresenta uma programação que tem como fonte de inspiração o vinho e o universo da alimentação, há novidades: mais locais (ESEC, Piscinas do Mondego e Mercado Municipal), mais parceiros e (ainda) mais entusiasmo. Até 21 de Outubro haverá Cinema, Música, Instalação, Enoturismo, Gastronomia, Mostra e Prova de Vinhos.

A obra CIRANDA foi desenvolvida num contexto site-specific para uma exposição do Colectivo Pescada N.º 5, com a duração de dois dias. Quatro visões e formas de sentir um espaço se complementaram para a criação da peça. Foi através da mistura de linguagens e sensibilidades que foi possível criar uma instalação que fizesse referência às antigas funções do local, onde outrora se fazia pão. A ideia ganhou forma através de um desenho espacial em que várias cirandas suspensas do tecto, deixavam suavemente cair pó de farinha, fazendo com que o desenho espacial se fosse alterando, tanto no chão, como pela própria nuvem de pó que durante alguns minutos desenhava no espaço novas colunas, em resposta à paisagem sonora criada especificamente para esta obra.

A convite do projecto O Mundo do Vinho, esta instalação é agora apresentada através de uma releitura do seu contexto expositivo e conceptual, atento o espaço para o seu acolhimento, o Mercado Municipal D. Pedro V. Fazendo referência a uma relação bastante identitária com a nossa cultura popular portuguesa, a obra faz uma alusão ao pão, que aqui se une ao vinho, elementos que sempre fizeram parte do mesmo universo de sabores. A obra ganha agora novo significado, desvinculando-se do espaço para o qual foi criada inicialmente, para ocupar um dos vãos livres do Mercado no seu primeiro andar, adquirindo novas leituras, como por exemplo o facto de ali ainda nos ser possível tecer uma relação de proximidade com aquelas e aqueles que nos fornecem o alimento.

CIRANDA é uma instalação que necessita ser activada através do toque, do manuseio, do abanar das suas cirandas, para que o pó da farinha cumpra a sua função de desenhar o espaço e o chão, se libertem os cheiros dos cereais e se vislumbre a passagem do tempo, nesse pó que lentamente cai como nuvem até ao chão. Assim sendo, terão lugar duas performances para activação da obra: na inauguração, a 12 de Outubro, às 18h30, e no encerramento, a 16 de Dezembro, às 12h00 (encerramento). De sublinhar ainda a projecção de uma curta obra videográfica (diariamente às 13h30 e às 20h30), a qual exibirá a performance mencionada, de forma a permitir aos visitantes, caso não tenham assistido, aceder à obra de uma forma mais plena.

FOTO: Carla de Sousa