Coimbra  15 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mundo do Lego regressa ao Estádio Cidade de Coimbra em Novembro

25 de Setembro 2019

Jürgen Bramish (construtor), Dina Santos (Alfalug), Francisco Andrade e Moura Távora (Junta dos Olivais) e Francisco Martins (Alfalug)

 

O sucesso da primeira edição, em 2017, foi tal que os Legos estão de regresso ao Estádio Cidade de Coimbra, entre 16 e 24 de Novembro, com o evento “Coimbra Fun Event for Lego Lovers”.

A iniciativa é organizada, uma vez mais, pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e pela Associação Alfalug, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e a Associação Académica de Coimbra – OAF.

Espera-se que no Estádio estejam, no total, mais de três milhões de peças legos, distribuídas pelas centenas de construções em exposição, criadas por mais de 50 expositores, alguns deles estrangeiros. Jürgen Bramish, construtor alemão, é um dos que irá marcar presença em Coimbra, trazendo réplicas do Chateau d´Usse, em França, e do Groß St. Martin, de Colónia, na Alemanha.

Os visitantes poderão, ainda, ver réplicas de edifícios emblemáticos da cidade, do país e, também, do mundo, além de cenários de filmes marcantes como o caso do “Star Wars”.

As construções estarão distribuídas no espaço por várias temáticas e, para além de algumas surpresas que só serão reveladas mais perto da data, haverá uma zona dedicada aos mais novos com uma “playzone” (piscina com cerca de 130 000 peças) para que “possam dar largas à imaginação” e insufláveis. Além disso, e tal como na edição anterior, haverá ainda um espaço de cafetaria e duas lojas Lego.

A área de exposição aumentou, este ano, perfazendo um total de cerca de 3 000 metros quadrados e uma maior acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida (com o apoio de dois elevadores).

Segundo Dina Santos, da Associação Alfalug, afirmou que “a paragem de dois anos é propositada para trazer ainda mais novidades” e esperando que “as famílias venham e passem aqui uma tarde inteira e não apenas o tempo de ver a exposição”.

Para a organização, o objectivo passa por “potenciar a aprendizagem através da brincadeira e o Lego, com a sua versatilidade, permite também brincar em família”.

Segundo Moura Távora, membro do executivo dos Olivais, “haverá apenas três ou quatro peças repetidas de 2017, tudo o resto será novo”.

Para Francisco Andrade, presidente da Junta de Freguesia dos Olivais, “Coimbra merece este evento, que não é vulgar e que tantas vezes se vê na televisão. Agora, os pais podem mostrar às crianças, ao vivo, o que costumam ver apenas pelo ecrã”, salientou.

A Junta dos Olivais irá, inclusivamente, encarregar-se de levar todas as crianças das escolas da freguesia ao evento, para que tenham contacto com este mundo.

O autarca notou que, em 2017, passaram pela exposição “Coimbra Fun Event for Lego Lovers” cerca de 30 000 pessoas, um número que esperam “aumentar este ano”, até porque “é um evento interessante e uma mais-valia do ponto de vista cultural” e para todas as idades.

A “Coimbra – Lego Lovers” será, ainda, o ponto de partida das comemorações dos 165 anos da freguesia de Santo António dos Olivais, que se assinalam a 25 de Novembro, e cujo programa se estenderá até Dezembro e “irá honrar esta freguesia”.

O evento vai estar aberto entre as 10h00 e as 22h00, à excepção do último dia (24 de Novembro), cujo horário será entre as 10h00 e as 18h00, e as entradas individuais custarão três euros. As crianças até aos quatro não pagam bilhete, dos cinco aos 11 pagam dois euros; existindo, ainda, este ano a opção do bilhete-família, com o custo de oito euros e válido para pais e filhos até aos 18 anos.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com