Coimbra  18 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Mu[n]da | Fado Collective” apresenta primeiro concerto

30 de Setembro 2021 Jornal Campeão: “Mu[n]da | Fado Collective” apresenta primeiro concerto

O grupo “Mu[n]da | Fado Collective” irá apresentar-se, no dia 8, pela primeira vez, num concerto inserido no festival Correntes de um só Rio, no Convento São Francisco, em Coimbra, a cidade que viu nascer este projecto, em Janeiro de 2020.

Constituído por músicos das mais diversas áreas, este colectivo reparte-se em dois grupos distintos – um ensemble de instrumentos de sopro e um trio de fado.

Este é um colectivo onde a tradição se ergue junto da contemporaneidade.

Uma celebração da diversidade do expoente máximo da expressão artística coimbrense – o fado, recorrendo à exploração de sonoridades históricas em sinergia com timbres actuais.

“É um projecto que percorre o espólio das canções que nos lembram Coimbra e as suas gentes, através de arranjos e versões originais e que conta histórias de forma mágica, proporcionando um momento único ao público”, refere o colectivo.

Neste primeiro concerto, irão apresentar “evoca[N]ção”, “um projecto que traz a lembrança do estilo sério, elegíaco, lírico e apaixonado do fado-canção de Coimbra que mais do que ser ouvido, é replicado por muitas vozes, que imortalizaram o amor e a saudade, a academia e a cidade, que fixam as ruas e as novas almas que buscam de igual modo a eternidade”.