Coimbra  2 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Movimento Vencer e Viver retoma visitas ao IPO de Coimbra

17 de Maio 2023 Jornal Campeão: Movimento Vencer e Viver retoma visitas ao IPO de Coimbra

Após um hiato de três anos, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC), através do Movimento Vencer e Viver (MVV), retomou as visitas presenciais ao serviço de internamento do Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC). Essa acção tinha sido suspensa em 2020 devido à pandemia de covid-19.

O MVV é um movimento de entreajuda que visa oferecer apoio a mulheres, familiares e amigos desde o momento em que é diagnosticado um cancro da mama. Como parte desse movimento, é estabelecido um contacto entre a mulher que está a iniciar o tratamento e uma voluntária sobrevivente de cancro da mama, que compartilha o seu testemunho e maneiras de lidar com a doença.

Natália Amaral, secretária-geral da Direcção do NRC.LPCC, destaca a importância dessas visitas, afirmando: “É importante que as mulheres com cancro da mama possam ouvir que não é o fim da vida ao receberem esse diagnóstico e tenham o apoio de quem já passou pela mesma situação, que teve a mesma experiência de vida. Além disso, elas terão a oportunidade de conhecer os serviços e actividades disponibilizados pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.”

Dulce Helena, enfermeira gestora (Especialidades Cirúrgicas II), também ressalta o apoio extraordinário fornecido pelas voluntárias do MVV às doentes oncológicas, especialmente pela proximidade existente. Ela menciona que as voluntárias compartilham experiências em primeira mão, o que os profissionais de saúde, em sua maioria, não podem fazer, pois não tiveram um percurso de vida semelhante. É através do MVV que as mulheres podem aprender mais sobre próteses provisórias após a operação, receber conselhos e compartilhar dúvidas e receios. Essa colaboração resulta numa vantagem significativa e beneficia os cuidados prestados, pois todos trabalham juntos em prol do mesmo objectivo, uma verdadeira equipa composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e voluntárias do MVV.

O Movimento Vencer e Viver faz parte do voluntariado de entreajuda da Liga Portuguesa Contra o Cancro e desenvolve diversas acções, tais como o apoio emocional e prático às mulheres com cancro da mama e seus familiares, visitas hospitalares às doentes em tratamento nos hospitais com os quais a LPCC estabelece protocolos de colaboração, e serviços para melhorar a qualidade de vida das mulheres com cancro da mama, como próteses mamárias, suportes (soutien), fatos-de-banho ortopédicos, cabeleiras e outros materiais a preços mais acessíveis. Além disso, o movimento também encaminha as mulheres para apoio psicológico e social especializado, quando necessário.

Na região Centro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro possui extensões do Movimento Vencer e Viver em Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Covilhã e Leiria. Para mais informações, os interessados podem entrar em contacto com a LPCC.NRC através do número 808 910 132 ou do e-mail voluntariado.nrc@ligacontracancro.pt.