Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Movimento “Hora de Fechar a Torneira” espalha-se por todo o país

22 de Março 2021 Jornal Campeão: Movimento “Hora de Fechar a Torneira” espalha-se por todo o país

O Dia Mundial da Água, celebra-se esta segunda-feira (22), e não nos podemos esquecer deste recurso natural essencial para o ser humano e para a sobrevivência de animais e plantas na Terra.

A água faz parte do nosso dia-a-dia e por vezes estamos tão habituados à sua presença que nos esquecemos o quanto ela é importante e imprescindível nas nossas vidas. Ao preservarmos os recursos hídricos estamos, consequentemente, a preservar, também, a nossa existência.

Desta forma, o stress hídrico e a escassez de água são pontos cruciais a serem debatidos, constituindo uma ameaça para a humanidade, que se agravará à medida que o impacto das mudanças climáticas e a ocorrência de eventos extremos se vão acentuando, juntamente com o crescimento da urbanização e o aumento populacional.

Vários especialistas em todo o mundo vêm emitindo alertas de que as tensões criadas com as situações de escassez de água estão a aumentar, sendo importante equilibrar a necessidade deste recurso entre irrigação, produção de energia e abastecimento de habitações e empresas. Os conflitos em torno da água estão rapidamente a tornar-se numa realidade que podemos ter de enfrentar num futuro não muito distante.

Com base neste cenário, a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) promove, esta segunda-feira, Dia Mundial da Água, às 22h00, a “Hora de Fechar a Torneira”.

A acção consiste em que todos possam, pelo menos, durante 60 minutos não ligar as torneiras para recorrer ao uso de água. Denominada por ‘H2Off’, a campanha visa impulsionar a mudança de comportamentos e apelar a uma consciencialização clara e actuante sobre o uso correcto e eficiente da água.

H2Off é fruto do trabalho desenvolvido pela CECEA – Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA, composta por profissionais da comunicação do sector da água, cujas acções estão alinhadas com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), nomeadamente os referentes à “garantia de água potável e saneamento para todos” (Objetivo 6), “protecção do ambiente e procura da sustentabilidade nas cidades” (Objetivo 11) e ao “combate às alterações climáticas” (Objectivo 13).

A APDA acredita que este é momento certo para promover um movimento alargado de informação e reflexão sobre o “valor da água”, através de uma acção mediática de sensibilização a nível nacional. A associação pretende ir além de uma iniciativa, pretendendo elevar o Dia Mundial da Água ao desafiar Entidades Públicas e Privadas, bem como toda a população, a concretizá-lo, através da divulgação da H2Off junto da sociedade e do País.