Coimbra  21 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mostra Nacional de Banda Desenhada vai ter nova edição em Coimbra

28 de Fevereiro 2020

A Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada vai regressar, para a sua quinta edição, entre os dias 05 e 08 de Março, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra.

A mostra vai contar com a presença de 12 autores nacionais e um internacional, de editores e livreiros especializados na comercialização desta nona arte.

Esta iniciativa pretende atingir públicos diversos, desde o infanto-juvenil, às famílias e a todos aqueles que, independentemente da faixa etária, cultivam o gosto pela banda desenhada.

O programa deste ano integra sessões cinematográficas, das longas às curta-metragens. Entre as longas a organização destaca a exibição de “O Filme de Bruno Aleixo”, com a presença do realizador João Moreira, dia 06 de Março, pelas 21h00, na Sala Polivalente. Quanto às curtas-metragens o destaque vai para a rubrica “Filminhos Infantis à Solta pelo País”, numa colaboração com a “Zero em Comportamento”, que apresenta filmes para um público infantil e suas famílias. Estes serão exibidos durante as manhãs de dia 07 e 08 de Março.

Nesta edição são, ainda, esperadas uma dezena de exposições, ‘workshops’, uma conferência sobre o “25 de Abril e a Banda Desenhada”, sessões de autógrafos com autores de BD, apresentação de livros, entre outras actividades que apelam ao envolvimento do público como jogos de tabuleiro e sessões de desenho ao vivo.

O habitual desfile e concurso de ‘Cosplay’ também não vai faltar, tendo data marcada para dia 07 de Março, às 15h30, Sala Polivalente, que este ano tem duas novas acções associadas: os “Talentos do Cosplay – Concerto de princesa Disney”, com Ana Costa, às 17h30, e a iniciativa “Q & A com Cosplayers”, onde os cosplayers irão responder a perguntas do público sobre os seus figurinos e personagens que assumem, pelas 18h00.

A entrada é livre e todos os interessados podem visitar a mostra de quinta-feira a sábado das 10h00 às 22h00. Domingo o horário é das 10h00 às 18h00.