Coimbra  13 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mostra gastronómica com concertos na Barrinha da Praia de Mira

4 de Setembro 2023 Jornal Campeão: Mostra gastronómica com concertos na Barrinha da Praia de Mira

A Mostra Gastronómica da Região da Gândara vai decorrer de 14 a 17, com gastronomia gandaresa, artesanato, ‘showcookings’ e também concertos na Barrinha da Praia de Mira.

Este ano, a Barrinha terá “música ao vivo com uma barca, onde os músicos estão dentro de água [embarcados] a tocar”, todos os dias ao final da tarde, excepto no dia de abertura do evento, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Fresco.

Além desta iniciativa, haverá também um palco, no recinto da Mostra, para os concertos dos artistas locais.

A Mostra Gastronómica da Região da Gândara, de entrada gratuita, conta com um sector de cozinha e restauração, uma esplanada comum, um programa de animação cultural e musical e ainda um sector de exposição de venda de produtos artesanais, no Largo da Barrinha, na Praia de Mira, no distrito de Coimbra.

O espaço inclui uma área destinada ao artesanato, onde o artesão pode vender as suas peças e trabalhar ao vivo.

Este ano são sete as associações ou restaurantes que se fazem representar nesta Mostra – a Comissão de Melhoramentos da Praia de Mira, o Grupo desportivo da Praia de Mira – Touring 1970, o Lagonense Futebol Clube, o restaurante “O Cuco”, o “Pátio do Tabuínhas”, o “Prazo” Mercearia e Casa de Comer, além da Confraria Nabos & Companhia.

Durante os quatro dias, podem ser apreciados pratos como a sopa de vinhos de alho, sardinha na telha, bacalhau à moda dos enterros, caldeirada de enguias e pataniscas.

Sarrabulho, ossinhos, favas à gandaresa, arroz de galo, carneiro guisado, cabidela de galo velho e torresmos com papas ou batatas cozidas são outras das sugestões.

No que respeita às sobremesas, os visitantes podem degustar do arroz-doce, filhoses, leite-creme, folar, pão da avó ou chupas de vinho.

“O objectivo da Mostra é promover e valorizar o nosso património cultural, gastronómico, antropológico e social da Região da Gândara e, ao mesmo tempo, conservar receitas antigas e os sabores locais”, sublinhou o autarca.

De 15 a 17 haverá ‘showcookings’ com ‘chefs’ convidados, nos quais os visitantes podem participar e aprender a confeccionar vários pratos típicos locais, pelas 16h00.

No dia de abertura da Mostra, o horário de funcionamento será das 18h00 à 00h00.

No fim-de-semana, o evento abre às 12h00 e decorre até à 1h00, sendo que, no último dia, o horário é das 12h00 às 00h00.

Artur Fresco afirmou que o concelho estima receber a visita de milhares de visitantes nestes quatro dias.

O evento conta com um investimento municipal de cerca de 40 mil euros.