Coimbra  9 de Abril de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Morte de João Ataíde: Figueira da Foz com dois dias de luto municipal

21 de Fevereiro 2020

 

O presidente da Câmara da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, decretou dois dias de luto municipal, a cumprir hoje e sábado, pela morte do ex-presidente João Ataíde.

Também a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM/RC) manifestou, hoje, o seu “profundo pesar” pelo falecimento de João Ataíde das Neves, antigo presidente daquela entidade entre 2014 e 2019.

“É com profunda tristeza que a CIM Região de Coimbra assinala a sua morte, salientando a dimensão humana e profissional que sempre definiram o Dr. João Ataíde das Neves, transmitindo o mais sentido pesar à família e amigos”, refere-se.

No texto, o presidente da CIM/RC e autarca de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, destaca “o enorme contributo que o Dr. João Ataíde das Neves deu a esta Região enquanto responsável da CIM Região de Coimbra e enquanto presidente do Município da Figueira da Foz”. “Todos sentiremos profundamente a sua ausência”, acrescenta.

A nível nacional, o secretário-geral adjunto do PS também manifestou o seu pesar pela morte do deputado socialista e ex-presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz João Ataíde, considerando que foi “um profundo humanista” e “servidor do interesse público”.

José Luís Carneiro refere que teve a “honra de conhecer o João Ataíde como presidente da Câmara da Figueira da Foz e da Comunidade Intermunicipal de Coimbra, secretário de Estado do Ambiente e como deputado”.

“Pude conhecer um profundo humanista, dedicado servidor do interesse público e cidadão muito atento à vida das instituições do seu país. Com ele fiz uma amizade. À família e amigos deixo uma palavra de solidariedade e pesar” – escreveu José Luís Carneiro.

Por outro lado, o presidente do PSD, Rui Rio, afirmou-se chocado com a morte do deputado do PS e ex-secretário de Estado do Ambiente João Ataíde, homem de quem só “pode dizer bem”.

“”stou chocado com o falecimento de João Ataíde das Neves. Ainda ontem [quinta-feira] participou normalmente nos trabalhos parlamentares. Um homem que tive o prazer de conhecer quando foi director da PJ no Porto e de quem só posso dizer bem”, escreveu Rui Rio na sua conta no Twitter, em que também apresenta “sentidos pêsames à família e ao PS”.

Por parte do Governo, o ministro do Ambiente lamentou, igualmente, a morte do ex-secretário de Estado João Ataíde, aos 61 anos, elogiando a “excepcional capacidade profissional e política” e a “dedicação à causa ambiental”.

“O ministro, e todos no Ministério do Ambiente e da Acção Climática, lamentam profundamente a morte do dr. João Ataíde. Todo o seu percurso como magistrado, como presidente da Câmara da Figueira da Foz e como secretário de Estado do Ambiente foi um exemplo de serviço público”, lê-se numa nota assinada por João Pedro Matos Fernandes, em que apresenta condolências à família.

Matos Fernandes considerou, ainda, que o antigo governante “deu provas de uma excepcional capacidade profissional e política e de dedicação à causa ambiental”.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com