Coimbra  17 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mortágua: Quilho anima-se com Feira da Castanha e produtos regionais

25 de Outubro 2019

A Associação de Desenvolvimento Social de Quilho (ADESQ) realiza a XI Feira da Castanha e Mel e Outros Produtos Regionais, sábado e domingo (dias 27 e 28), no Parque das Merendas daquela aldeia do concelho de Mortágua.

Durante os dois dias os visitantes podem desfrutar da gastronomia com um cardápio rico em sabores tradicionais que incluem sopa de matança, serrabulho, rojões, filhós e bolo de cornos, nas faltando o tradicional magusto, no domingo, pelas 18h00.

No sábado haverá animação, pelas 11h00, com o grupo Taboeira, e pelas 16h00 com o Duo São Pedro. No domingo a atracção será Ruizinho de Penacova, pelas 16h00.

Na feira à moda antiga os visitantes podem adquirir o fruto que dá mote ao certame (a castanha), além de variados produtos agrícolas, avelãs, nozes, pão caseiro, mel, licores, numa verdadeira mostra do mundo rural.

Um dos objectivos da Feira é apoiar os produtores do concelho a escoar os seus produtos, permitindo que obtenham um rendimento complementar à sua actividade normal.

Outra zona da feira está reservada para as actividades económicas e produtos regionais, destacando-se os enchidos de fumeiro, o queijo da Serra da Estrela, os vinhos de produção local.

O artesanato também tem o seu espaço próprio na Feira, representado pela cestaria, bordados, rendas, tapeçaria, artes decorativas.

Mário Esteves, da organização, destaca o apoio da Câmara Municipal de Mortágua e da Junta de Freguesia de Espinho, sem esquecer as pessoas de Quilho,“que de forma graciosa e voluntária colaboram nas mais diversas funções”, concluindo que Quilho “é uma terra pequena, mas com o coração do tamanho do mundo”.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com