Coimbra  19 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mortágua na vanguarda da adaptação climática com projecto RESIST

4 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Mortágua na vanguarda da adaptação climática com projecto RESIST

No último sábado, a CIM Região de Coimbra, o ForestWISE e o Município de Mortágua uniram esforços para dinamizar um workshop no âmbito do projecto europeu RESIST – Regions for climate change Resilience through Innovation, Science and Technology, financiado pelo programa Horizonte Europa da União Europeia. O evento contou com a participação activa de residentes e proprietários de terrenos situados na faixa de gestão de combustível da Aldeia de Painçal, no Município de Mortágua. O principal objectivo foi definir as intervenções e as alterações a serem realizadas na paisagem.

Estas acções estão programadas para começar em 2024 e visam implementar o programa Condomínio Aldeia em Mortágua, promovendo maior resiliência da população aos incêndios rurais e adaptando o território às alterações climáticas. Em 2024, o projecto também terá intervenções nos Municípios de Coimbra, Condeixa-a-Nova, Góis, Tábua e Vila Nova de Poiares.

A região de Coimbra é um dos territórios demonstradores no contexto da missão de adaptação às alterações climáticas.

O projecto RESIST, financiado pela União Europeia e com uma duração de cinco anos, surge da necessidade de fortalecer a resiliência das regiões face às alterações climáticas. Os efeitos das mudanças ambientais afectam as sociedades de diversas maneiras e requerem a implementação de medidas concretas.

O projecto visa estabelecer quatro demonstradores no âmbito da missão de adaptação às alterações climáticas: Sudoeste da Finlândia, Dinamarca Central, Catalunha e Portugal Central (abrangendo os territórios da CIM Região de Coimbra e da CIM Médio Tejo). A experiência e os métodos de adaptação testados nas regiões líderes serão partilhados com oito regiões parceiras através de actividades de aprendizagem mútua, com foco na experimentação de soluções para enfrentar os desafios das alterações climáticas, incluindo inundações, secas, ondas de calor, incêndios florestais e erosão do solo.