Coimbra  19 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Morreu o “Mendigo Basílius”

21 de Setembro 2017

Joaquim Vieira Basílio, conhecido por interpretar a personagem de um mendigo em diversas feiras medievais, morreu, hoje, aos 82 anos.

O conimbricense tinha estado internado, devido a um problema no coração; contudo, segundo Francisco Andrade, amigo próximo, a morte ocorreu em casa, durante a madrugada.

“Apesar de um pequeno problema de saúde, ultimamente andava bem”, explicou ao “Campeão” Francisco Andrade.

Para o anterior presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Joaquim Basílio foi um “grande homem e grande artista”, que “conseguiu ensinar a História de Coimbra e a de Portugal através da sua personagem”.

Tratava-se de um homem “muito culto e respeitado em Portugal, mas, também, no estrangeiro”, assinala Francisco Andrade, considerando que esta é “uma perda nacional”.

O “Mendigo Basílius” era conhecido por participar nas feiras medievais e históricas de todo o país, nas quais “mendigava” por esmolas, que depois entregava a diversas instituições de solidariedade social.

Joaquim Basílio foi homenageado, pela Câmara Municipal de Coimbra e pelo Clube de Comunicação Social, em 2015, na Feira Medieval da cidade, evento onde, décadas antes, fez nascer o seu “Mendigo Basílius” (com o apoio de João Fernandes, outrora responsável pela Delegação do INATEL).

 

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com