Coimbra  2 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Morreu João Ataíde, ex-presidente da Câmara da Figueira da Foz

21 de Fevereiro 2020 Jornal Campeão: Morreu João Ataíde, ex-presidente da Câmara da Figueira da Foz

João Ataíde, deputado e ex-presidente da Câmara da Figueira da Foz, faleceu, esta madrugada, na sua residência, em Coimbra, vítima de doença súbita.

Com 61 anos, o juiz João Ataíde foi secretário de Estado do Ambiente, era deputado do PS eleito por Coimbra e na noite de ontem tinha regressado da Assembleia da República, em Lisboa, onde participou na discussão e votação dos projectos sobre a eutanásia.

No Parlamento, integrava a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, a Comissão de Defesa Nacional, a Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território (como suplente) e a Subcomissão para a Reinserção Social e Assuntos Prisionais.

João Albino Rainho Ataíde das Neves, juiz desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra em licença sem vencimento, presidiu à da Câmara da Figueira da Foz desde 2009, como independente eleito pelo PS, até 11 de Abril de 2019, quando foi empossado como secretário de Estado do Ambiente, sucedendo a Carlos Martins, cargo que assumiu até Outubro do ano passado.

Natural da Figueira da Foz, onde nasceu em 1958, João Ataíde das Neves é licenciando em Direito pela Universidade de Coimbra, pós-graduado em Direito do Sector Empresarial do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e participou no Programa de Capacitação Avançada de Líderes, orientado pela Nova School of Business and Economics.

Desde 2014 e até deixar a Câmara da Figueira da Foz, João Ataíde exerceu também o cargo de presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra.

Depois de ter sido representante do Ministério Público da Comarca de Idanha-a-Nova (distrito de Castelo Branco) e juiz auxiliar de Porto de Mós (Leiria), João Ataíde exerceu funções na Comarca de Celorico da Beira (Guarda) e no Tribunal Judicial de Aveiro.

Entre 1991 e 2002 exerceu as funções de juiz para o Círculo Judicial da Figueira da Foz, assumindo, depois, o cargo de director Nacional Adjunto da Polícia Judiciária de Coimbra, sendo em 2004 nomeado director Nacional Adjunto da mesma polícia no Porto.

Regressou, no ano seguinte à Figueira da Foz, onde foi nomeado juiz auxiliar para o Tribunal da Relação de Coimbra e, em 2007, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto e, em 2008, no Tribunal da Relação de Coimbra, onde se manteve até concorrer à presidência da Câmara da Figueira da Foz.

Além da liderança da Câmara da Figueira da Foz e da CIM Região de Coimbra, João Ataíde também foi presidente da Mesa da Assembleia Geral da Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, Associação de Arbitragem de Conflitos de Consumo, Administração do Porto da Figueira da Foz e da Estruturas e Investimentos do Mondego SA., e, por inerência da função exercida na autarquia, presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Figueira Parques.