Coimbra  3 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

 

Morreu Frei Domingos Celebrin vigário paroquial de Santo António dos Olivais

27 de Outubro 2021 Jornal Campeão: Morreu Frei Domingos Celebrin vigário paroquial de Santo António dos Olivais

Frei Domingos Celebrin, vigário paroquial de Santo António dos Olivais e da Reitoria do Dianteiro faleceu aos 65 anos.

Francisco Andrade, antigo presidente da Junta de Freguesia dos Olivais e amigos chegado do Frei, refere que “morreu um homem bom, sempre de sorriso no rosto, com uma entrega total à freguesia e às causas nobres como a pobreza, morreu acima de tudo um grande ser humano”.

A viver em Coimbra desde 2005, Domingos Celebrin é natural de Sabaudia, Itália. Completou estudos no Seminário da Ordem Franciscana em Itália, com profissão sacerdotal em 1985. No ano seguinte foi ordenado sacerdote.

Frade menor conventual pertenceu ainda ao Arciprestado da Diocese de Coimbra tendo mostrando desde sempre uma grande abertura à colaboração com todas as instituições do concelho, como foi por exemplo o caso da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, no que toca à vertente mais social e caritativa da autarquia.

Em 2020, Domingos Celebrin participou activamente no Jubileu de Santo António e dos Mártires de Marrocos como conferencista.

Domingos Celebrin foi vítima de AVC e encontrava-se bastante debilitado.

O corpo vai estar na Igreja de Santo António, a partir de amanhã (28), às 15h00. Haverá momentos de oração e vigília em sua homenagem. O funeral do Frei realiza-se sexta-feira (29) na Sé Nova, pelas 15h30, e as cerimónias religiosas serão presididas pelo bispo de Coimbra, Virgílio Antunes. O corpo será cremado e as cinzas serão enviadas para a terra natal, Itália.