Coimbra  21 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Moradores provam que bairrismo está vivo em Condeixa

21 de Junho 2019

Várias são as festas que se espalham pela região ao longo destes dias, com os Santos Populares e a chegada do Verão.

Um grupo de moradores da Urbanização Balcões da Caneira, em Condeixa, numa tentativa de reavivarem a tradição bairrista, trazem de novo a alegria à “sua rua” ao recriarem uma festa há muito esquecida.

Criada apenas por três moradores, em 2002, surgiu a ideia de animarem a urbanização e juntarem alguns amigos e residentes num pequeno arraial. A ideia foi tomando proporções maiores de ano para ano, até que em 2008 terminou.

A organização não reunia as condições necessárias para continuar a festa e as pessoas pareciam já não viver o bairrismo da mesma forma.

No entanto, por insistência de alguns moradores, dez anos depois, em 2018, decidiram recriar uma das festas que mais animava aquela urbanização. O sucesso foi garantido.

Com o apoio de alguns moradores e cafés, e das outras duas urbanizações que os circundam, a Nogueira e Paço, a organização garante que o objectivo “é juntar toda a gente numa festa de confraternização, angariando algum dinheiro para que seja dada continuidade a este arraial que anima a noite bairrista”.

Esperando juntar mais gente do que na edição anterior, que levou cerca de 200 pessoas ao recinto improvisado, a organização programou para amanhã (22) um dia de festa.

Com início às 09h00 decorre o primeiro passeio de motas e motorizadas da urbanização. Já no período da tarde, pelas 15h00, haverão jogos tradicionais, todos eles “criados” pela organização.

A partir das 20h00 é possível provar algumas das iguarias disponíveis, onde a sardinha será rainha.

E porque o arraial não o é sem música, pelas 22h00 sobe ao palco a banda “Low Kost” para um baile que promete muita animação pela noite dentro.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com