Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Montra das Artes & Ofícios regressa à Baixa de Coimbra no próximo domingo

19 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: Montra das Artes & Ofícios regressa à Baixa de Coimbra no próximo domingo

A Montra das Artes & Ofícios, iniciativa cultural promovida pelo Município de Coimbra, volta a animar as ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz no próximo domingo, 21 de Janeiro, das 9h00 às 19h00. O evento, que se tornou um sucesso em 2023, terá agora 12 edições ao longo de 2024, ocorrendo todos os terceiros domingos do mês.

Com a participação de 15 expositores, a Montra das Artes & Ofícios tem como objectivo promover o património material e imaterial de Coimbra e da região, destacando o artesanato com exibições ao vivo. Para esta edição, o Grupo de Concertinas Foles e Cantorias, da Alcancemelodias – Associação de Concertinas, realizará um momento de animação pelas ruas pedonais a partir das 15h00.

Ao longo do ano de 2023, o evento conquistou a comunidade local e os turistas, preservando tradições artesanais antigas em sintonia com novas criações artísticas. Agora, com uma programação alargada, a Montra das Artes & Ofícios continuará a oferecer à população local e aos visitantes uma oportunidade de explorar e celebrar o património através da arte manual.

A iniciativa destaca as áreas tradicionais do artesanato, incluindo cestaria, cerâmica, tanoaria, tecelagem de Almalaguês, loiça de Coimbra, utensílios em madeira, couro, pedra, trapilho ou barro preto.

Além da exposição, a Montra das Artes & Ofícios destaca-se pelas demonstrações ao vivo, revelando as várias fases de produção de peças artesanais. A participação está aberta a artesãos, artistas individuais ou colectivos, associações e Instituições Particulares de Solidariedade Social que desenvolvam projectos na área das actividades artesanais e artísticas. Para participar, é necessário efectuar a inscrição através do Departamento de Cultura e Turismo do Município de Coimbra.