Coimbra  13 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Montra das Artes & Ofícios” no domingo na Baixa de Coimbra

16 de Setembro 2023 Jornal Campeão: “Montra das Artes & Ofícios” no domingo na Baixa de Coimbra

As ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz acolhem, no domingo, dia 17, a “Montra das Artes & Ofícios”.

Esta é a sexta de nove edições de um evento que promove os produtos concebidos artesanalmente e as criações artísticas contemporâneas, com destaque para áreas como a cestaria, a tecelagem de Almalaguês, a tanoaria ou a faiança de Coimbra, colocando-as em relação com a ilustração, a escultura e outras artes visuais.

A Baixa da cidade volta a acolher, no domingo, perto de 20 artesãos, que irão promover o trabalho de autor, as artes e os ofícios ancestrais em permanente diálogo com as criações artísticas contemporâneas. A partir das 9h00 e até às 19h00 o espaço público transforma-se numa “montra” ao ar livre, que convida o visitante a explorar o património material e imaterial que Coimbra e a região oferecem.

A criação de produtos originais, com recurso a diversificadas técnicas e matérias-primas, pode, ainda, ser apreciada ao vivo, já que a demonstração das várias fases de conceção das peças estará muito presente na iniciativa.

O objectivo da “Montra das Artes & Ofícios” é promover a salvaguarda do património cultural material e imaterial de Coimbra e da região, nas suas diferentes práticas e expressões artísticas e, simultaneamente, dinamizar o espaço público com elevado interesse patrimonial e histórico, lançando o convite para a visita à Baixa da cidade nos terceiros domingos de cada mês.

Integrado na estratégia municipal de potenciar o saber fazer direccionado para a área do artesanato, a iniciativa resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Coimbra com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, a CoimbraMaisFuturo e o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património.

No último trimestre deste ano, a “Montra das Artes & Ofícios” acontecerá nos dias 15 de Outubro, 19 de Novembro e 17 de Dezembro.