Coimbra  27 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Montemor reconhece o mérito dos cidadãos e oferece-lhes concerto de Diogo Piçarra

4 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Montemor reconhece o mérito dos cidadãos e oferece-lhes concerto de Diogo Piçarra

A tradicional Feira do Ano – Festas Concelhias de Montemor-o-Velho vai decorrer, este ano, num formato diferente, devido à pandemia de covid-19, mas o Município não quis deixar de cumprir a tradição, já secular, e celebrar as suas gentes e a cultura.

“Sendo um momento incontornável da vivência comunitária que deve e merece ser assinalado, este ano, e por força da pandemia, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho desenvolveu um programa ajustado aos novos tempos, mas sempre com o firme propósito de homenagear e destacar as potencialidades e riquezas do concelho e da região”, revela a autarquia.

Assim, os grandes factores de atracção desta edição de 2020 são a realização da histórica Feira do Ano e das muito concorridas Feira das Cebolas e da Roupa Velha, e um concerto em formato “drive-in” do cantor Diogo Piçarra.

O programa, pensado de acordo com as normas em vigor da Direcção-Geral de Saúde (DGS), decorrerá de 05 a 09 de Setembro e contará com alguns momentos já habituais, como a sessão solene de comemoração do feriado municipal de Montemor-o-Velho, que se assinalará na terça-feira (08).

As festividades começam, por isso, já este sábado (05), pelas 15h00, nos Paços do Concelho, com a sessão de entrega das bolsas de estudo de excelência e mérito de 2020, sendo que decorrerão de forma individualizada, assegurando assim o cumprimento das normas de distanciamento e a limitação do número de pessoas presentes. Serão atribuídas 28 bolsas de excelência – referentes aos estudantes do concelho que tenham obtido média de cinco valores (ensino básico) ou de 17,5 ou mais valores no ensino secundário e superior. Vai, ainda, ser distinguido um jovem com a bolsa de mérito por feitos em áreas paralelas à académica como sejam a cultural, artística ou desportiva.

Entre a próxima segunda (07) e quarta-feira (09), o Município vai manter a tradição de sempre, promovendo a secular ‘Feira do Ano’, num modelo em tudo semelhante à feira quinzenal, acrescido das tradicionais Feira das Cebolas e Feira da Roupa Velha.

E é, também, na quarta-feira (07), véspera do feriado municipal que Diogo Piçarra sobe ao palco instalado no estacionamento do Centro Náutico de Montemor-o-Velho para um concerto diferente mas que promete ser igualmente interessante e cheio de boa música. A partir das 22h00, e a partir do interior dos veículos do público, poder-se-á ouvir a voz límpida do cantautor português que vai animar os montemorenses, e não só, num concerto em formato “drive-in”.

Na quarta-feira (08), feriado municipal, a tradição mantém-se, uma vez mais, com a sessão solene do Dia do Município, a decorrer este ano, a partir das 10h00, na praça da República, sendo transmitida em directo nas redes sociais da autarquia.

A cerimónia contará com o hastear da bandeira ao som do Hino Nacional pelas Filarmónicas concelhias e a entrega de 17 medalhas de mérito municipal, como forma de distinção de várias individualidades e entidades concelhias. Na sessão vão ser homenageadas 11 pessoas por mérito cultural, empresarial e autárquico e seis com medalha de dedicação, atribuídas a colaboradores da Câmara Municipal que tenham completado 25 ou mais anos de serviço.

Concerto gratuito mas com algumas condicionantes

Querendo proporcionar um momento diferente, descontraído e em família aos seus cidadãos, a Câmara Municipal oferece assim o concerto de Diogo Piçarra à população, contudo, o espectáculo tem algumas condicionantes decorrentes, não só do seu formato, como das regras emitidas pela Direcção-Geral de Saúde (DGS) devido à pandemia de covid-19.

Assim, embora tenha entrada gratuita, o concerto é apenas acessível a viaturas ligeiras e é necessário efectuar a inscrição prévia (sujeita a confirmação pelos serviços municipais). Por se tratar de um evento concelhio, os residentes de Montemor-o-Velho têm prioridade no acesso ao concerto – devendo a reserva ser realizada até ao dia de hoje, mediante o preenchimento obrigatório do formulário disponível no website da autarquia (www.cm-montemorvelho.pt). Após o seu preenchimento, o mesmo deve deve ser enviado para o email geral@cm-montemorvelho.pt ou entregue no Balcão Único nos Paços do Concelho.

No dia do concerto, o “check-in” estará aberto das 19h30 às 21h30 com animação, devendo os veículos inscritos apresentar comprovativo de confirmação de inscrição, comprovativo de identidade (cartão de cidadão) e de residência (factura de água, luz ou tv residencial), para os residentes no concelho. Uma vez no estacionamento do Centro Náutico, as viaturas (que devem estar munidas de autorrádio com sintonização de frequências de FM), o concerto será audível através do equipamento da própria viatura mediante frequência indicada à chegada ao recinto.

Emílio Torrão: “Expectativas elevadas, dentro das possibilidades”

A pandemia obrigou a cerimónias mais reservadas e menos efusivas, mas ainda assim a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho vai assinalar o feriado municipal e de manter as tradições, algumas seculares.

“Não quisemos deixar de relembrar este dia tão importante, de comemorar o Dia de Nossa Senhora da Vitória e o Dia de Montemor-o-Velho”, referiu Emílio Torrão, presidente do Município.

Cumprindo todas as medidas de segurança, as várias iniciativas previstas – e que se estendem ao longo de vários dias – pretendem assinalar o Feriado Municipal e o que era a Feira do Ano – Festas Concelhias que, por esta altura, trazia milhares de pessoas até à vila.

Este ano será à distância, contudo, o autarca sublinha a importância de serem concretizadas e, em particular o espectáculo “drive in” de Diogo Piçarra, para o qual as “expectativas estão elevadas, mas dentro das possibilidades”.

É, aliás, o concerto que deverá reunir mais público – com prioridade para os montemorenses e residentes no concelho – contando já com “cerca de 200 inscritos”.

A Feira de Ano, que funcionará nos moldes da feira quinzenal; a das Cebolas e da Roupa Velha, tradições que fazem parte da identidade deste evento vão contar com alguns participantes, mas “não tantos como habitualmente”, sublinhou o autarca.

Para que sejam cumpridas todas as medidas de segurança, a Feira do Ano e as restantes terão vigilância assegurada pela GNR.

Emílio Torrão adiantou, ainda, que a sessão solene comemorativa do Feriado Municipal contará apenas com a presença dos presidentes de Junta, membros da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal, bem como os colaboradores da autarquia.

Uma das novidades destas comemorações é a apresentação de um vídeo promocional que dá a conhecer os principais atributos das várias freguesias do concelho de Montemor-o-Velho.