Coimbra  7 de Agosto de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Montemor-o-Velho vai reabilitar Convento dos Anjos

21 de Julho 2020 Jornal Campeão: Montemor-o-Velho vai reabilitar Convento dos Anjos

O Convento de Nossa Senhora dos Anjos, em Montemor-o-Velho, vai entrar em obras e prepara-se para ser alvo de uma renovação profunda do interior e da envolvente, num investimento global e cerca de 1,3 milhões de euros.

Com o objectivo de preservar o património existente no concelho, a Câmara de Montemor-o-Velho pretende dar uma nova vida ao Convento e ao centro histórico da vila.

As mudanças vão começar logo no acesso ao Convento, com o espaço a ficar preparado ara dar uma resposta global de mobilidade. No rés-do-chão, o claustro vai poder receber exposições ao longo do ano, o jardim vai ser requalificado, assim como vão ser criadas instalações sanitárias para pessoas com mobilidade condicionada.

A sala “De Produndis” vai ser reabilitada, tal como a Sala do Capítulo e os espaços que eram utilizados, à época, como cozinha e refeitório.

No primeiro andar, o claustro superior vai ser o espaço expositivo central, com a antiga biblioteca e os dormitórios a serem utilizados como espaços de reserva para colocação de peças e documentos.

A autarquia considera esta “uma oportunidade de valorização da vila e do concelho, que permitirá revitalizar a dinâmica turística e cultural de Montemor-o-Velho, reforçando a imagem de um concelho dinâmico, capaz de conjugar e valorizar património, tradição e modernidade na implementação de locais de fruição cultural com capacidade de atrair novos públicos”.