Coimbra  14 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Montemor-o-Velho recebe Academia Europa para debater o futuro da União Europeia

3 de Novembro 2023 Jornal Campeão: Montemor-o-Velho recebe Academia Europa para debater o futuro da União Europeia

Entre os dias 3 e 5 de Novembro, Montemor-o-Velho será o palco da 6.ª Academia Europa, que reunirá cerca de cinquenta jovens para debater temas relacionados com a União Europeia.

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), Emílio Torrão, destacou a importância do evento como uma oportunidade para os jovens conhecerem o concelho e reflectirem de forma responsável e informada sobre a Europa.

A Academia Europa é organizada pelo Europe Direct região de Coimbra e de Leiria, em colaboração com o Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra e a Federação Nacional de Estudos Europeus. O evento proporcionará momentos de discussão e reflexão sobre diversos temas alinhados com a agenda da Comissão Europeia, como os desafios e o papel dos jovens na democracia na União Europeia, o Ano Europeu das Competências, a transição ecológica e digital, e as perspectivas de futuro.

Jorge Brito, secretário executivo da CIM-RC, sublinhou a relevância da Academia Europa no contexto dos debates sobre a União Europeia em Portugal, descrevendo-a como “uma verdadeira imersão no território” para estudantes universitários de todo o país.

Paula Silvestre, gestora executiva do Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria, destacou as diversas actividades e acções planeadas para o evento. Catarina Lopes, do Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra (NAPPEC) e representante da Federação Nacional de Estudos Europeus (FNEE), revelou algumas das temáticas a serem abordadas e os palestrantes confirmados no “programa desenvolvido por jovens para jovens”.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, anunciou que a VI Academia Europa proporcionará aos jovens a oportunidade de conhecerem os produtos locais do concelho e participarem em momentos de recriação histórica em espaços que foram beneficiados com fundos europeus, destacando assim a importância do Projecto Europeu na região e na vida da comunidade.

Este ano, a VI Academia Europa terá lugar no Centro Náutico de Montemor-o-Velho e as inscrições esgotaram em menos de uma hora. Desde 2018, a iniciativa tem percorrido os municípios de Arganil, Figueira da Foz, Lousã e Mira, dirigindo-se a estudantes universitários entre os 18 e os 30 anos de idade.