Coimbra  16 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Montemor-o-Velho promove Festival do Arroz e da Lampreia em formato digital

10 de Março 2021 Jornal Campeão: Montemor-o-Velho promove Festival do Arroz e da Lampreia em formato digital

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho vai promover, entre 19 e 28 de Março, a 19.ª edição do Festival do Arroz e da Lampreia por via digital.

A decisão do Município de promover o festival via ‘online’ enquadra-se nas orientações da Direcção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito da situação epidemiológica provocada pela covid-19.

A autarquia quer levar o festival aos visitantes do certame, de modo a partilhar “as iguarias gastronómicas, a oferta turística e patrimonial”, refere o Executivo.

A iniciativa pretende “potenciar a economia local” e “os restaurantes concelhios voltam a associar-se aos valores do certame gastronómico”.

O Festival do Arroz e da Lampreia terá um serviço ‘take-away’ e de entrega ao domicílio, que permitirá chegar os “pratos característicos do património gastronómico” deste concelho do Baixo Mondego.

Durante o Festival vai ser lançada, diariamente, uma receita, iniciativa que culminará com o lançamento de um livro de receitas digital. Para além disto, vão estar disponíveis conteúdos nas redes sociais da autarquia e no website do evento.

Nesta edição o “arroz carolino do Baixo Mondego é, mais uma vez, o anfitrião: em conjugação com a rainha lampreia no intemporal arroz de lampreia, mas também nos saborosos arroz de grelos, arroz de pato, arroz malandro ou no cremoso arroz doce”.

O Festival integra a Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021-2022 – ‘A Million Food Stories’, com assinatura de Tiago Bonito, chef do Restaurante Largo do Paço, em Amarante, (que detém uma estrela Michelin desde 2014), que “regressa às origens com duas receitas que farão parte do livro digital”, sublinha a Câmara de Montemor-o-Velho.

Para além das receitas diárias, haverá ‘workshops’, dinamizados pela autarquia, para “ensinar a fazer papel de arroz comestível”.