Coimbra  27 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Montemor-o-Velho preparou início de ano lectivo em segurança

17 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Montemor-o-Velho preparou início de ano lectivo em segurança

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho está focada no cumprimento das normas da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e na implementação de medidas que visam mitigar o alastramento da pandemia, protegendo os alunos e toda a comunidade educativa, sem esquecer a aposta feita numa educação de excelência e na promoção da igualdade e da cidadania.

Neste sentido, todas as escolas foram dotadas de material de desinfecção, fazendo cumprir os planos de contingência definidos. A autarquia montemorense entregou materiais para higienização pessoal e dos equipamentos, como garrafões e doseadores de álcool gel, desinfectante de superfícies e tapetes desinfectantes.

No que diz respeito às Actividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), o Município de Montemor-o-Velho tem definido que as crianças vão continuar na sala em que estão durante o período lectivo, por forma a minimizar os riscos de contágio e a interacção com crianças de outras turmas e grupos. Também as idas à rua e ao recreio por parte das crianças serão, naturalmente, desfasadas procurando evitar contactos.

Também os transportes escolares, gratuitos para os alunos que residem a mais de três quilómetros, desde o ensino básico ao secundário (sendo, no caso dos alunos do secundário que se encontram a estudar fora do concelho, comparticipado a 50 por cento), arrancam já esta quinta-feira (17), com horários definidos tendo em consideração as necessidades elencadas pelo Agrupamento de Escolas. Caso se verifiquem falhas pontuais, solicitamos aos encarregados de educação que reportem à Câmara Municipal pelas vias oficiais.

“É um ano atípico, mas estamos verdadeiramente empenhados na segurança de todos, em especial das nossas crianças. Da parte do Município de Montemor-o-Velho, estão reunidas as condições de segurança para iniciarem as aulas”, garantiu Diana Andrade, vereadora da educação montemorense, acrescentando ainda que “este é um momento difícil, mas extremamente importante. Estamos a trabalhar árdua e incansavelmente, com responsabilidade, em prol da educação, da segurança e do futuro do nosso concelho. Estamos prontos! Apelo para que todos sejam prudentes e se protejam”.