Coimbra  20 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Montemor-o-Velho: Monumento presta homenagem aos combatentes de Arazede

14 de Setembro 2021 Jornal Campeão: Montemor-o-Velho: Monumento presta homenagem aos combatentes de Arazede

O Largo Nossa Senhora do Pranto, em Arazede, concelho de Montemor-o-Velho, acolhe, desde o sábado passado sábado (11), um monumento de homenagem aos combatentes da freguesia que estiveram na 1.ª Guerra Mundial e na Guerra do Ultramar.

A iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia de Arazede, reuniu diversas entidades civis e militares, nomeadamente os presidentes da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão; da Assembleia Municipal, Fernando Ramos; da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos; da Liga dos Combatentes, o tenente-general Joaquim Chito Rodrigues; e do Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes, o tenente-coronel João Paulo Silvestre Paulino.

A homenagem, que decorreu junto à peça escultórica da autoria de António Nogueira, contou com a colocação de bandeiras e a execução do Hino Nacional pela Academia Musical Arazedense (AMA) e a imposição de condecorações a combatentes (Medalhas Comemorativas das Forças Armadas). Foi, ainda, colocada uma coroa de flores em memória dos combatentes falecidos e a Junta de Freguesia de Arazede entregou cerca de 100 medalhas.

Segundo o Município de Montemor-o-Velho, o evento contou “com muito público”, tendo a iniciativa sido “repleta de sentidos momentos de homenagem e de reconhecimento”.