Coimbra  16 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Montemor-o-Velho distinguiu associações do concelho

7 de Maio 2021 Jornal Campeão: Montemor-o-Velho distinguiu associações do concelho

O Município de Montemor-o-Velho distinguiu a APPACDM de Coimbra – Unidade Funcional de Montemor-o-Velho (UFMV) e o Centro Beira Mondego com a atribuição do Mérito Associativo Cultural e Social 2020.

A iniciativa aconteceu a par do apoio regular aos 33 projectos desenvolvidos pelas estruturas associativas, concedido no âmbito do Regulamento Municipal do Apoio ao Movimento Associativo Cultural e Social de Montemor-o-Velho.

“Com a rotina e o quotidiano do tecido associativo alterados pela pandemia, as associações visadas reorganizaram a sua actuação e, em segurança, desenvolveram um programa de promoção cultural em torno da memória e da tradição, contribuindo também para o reforço a imagem do concelho”, disse a autarquia.

O projecto “Memória de Memórias” da UFMV da APPACDM de Coimbra, inspirado na brochura “11 canções de tradição oral do concelho de Montemor-o-Velho”, editada em 2017, previa, inicialmente, a realização de um espectáculo de música, dança e poesia com itinerância concelhia.

Com o evoluir da covid-19, o projecto seguiu um novo caminho criativo e passou para o formato digital, mostrando e partilhando a recolha feita junto dos seniores que fazem parte das instituições presentes em diversas Freguesias e Uniões de Freguesias do concelho.

Também o Centro Beira Mondego, da freguesia de Santo Varão, empreendeu o projecto “2020 ano do Virtual”, tendo, através das redes sociais, colaborado com diversas entidades e associações e divulgando as tradições de antanho, das quais se destacam os desafios “Na quarentena a Tradição fica em Casa” ou a criação de álbuns etnográficos.