Coimbra  21 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Montemor-o-Velho desenvolve projecto de observação de aves no Paul do Taipal

16 de Junho 2021 Jornal Campeão: Montemor-o-Velho desenvolve projecto de observação de aves no Paul do Taipal

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho está a desenvolver o projecto “Birdwatching no Paul do Taipal” para criar condições para observação de centenas de espécies no seu habitat natural.

De acordo com o Município, este projecto para a observação de aves, orçado em 180 mil euros, visa a conservação, protecção, promoção e o desenvolvimento do património natural e cultural existente em Montemor-o-Velho e, em particular, do Paul do Taipal.

As intervenções incluem a reabilitação dos observatórios já existentes, bem como a construção de um novo, sendo “complementados pela definição de um percurso, composto uma parte em passadiço e outra por caminhos em terra batida, por forma a permitir, por um lado, a visitação de todo o paul, mas, por outro, a menor intrusão naquele espaço”, refere a Câmara Municipal.

A empreitada, que deverá estar concluída no primeiro trimestre do próximo ano, contempla a “colocação de equipamentos de apoio, tais como papeleiras, mesas, estacionamento para bicicletas, bebedouros, bem como sinalética, uma mesa interpretativa e a produção de material promocional”, adianta o Município.

A iniciativa será realizada pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A obra vai ser efectuada fora do período de nidificação, de modo a provocar o menor impacto possível junto da avifauna existente.

O projecto “Birdwatching no Paul do Taipal” representa um investimento municipal superior a 180 mil euros, sendo co-financiado pela União Europeia, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro Portugal 2020, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).